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Diversidade, Equidade e Inclusão

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Alavancar nossa diversidade, equidade e inclusão, nos tornando um espelho do Brasil: diverso e plural

Temos um propósito muito claro: alavancar nossa diversidade, equidade e inclusão, nos tornando um espelho do Brasil: diverso e plural. Na Nestlé, possuímos estratégias e programas próprios voltados para debater questões de Gênero, Raça/Etnia, LGBTQIA+, Gerações (jovens 29- e pessoas 50+) e Pessoas com Deficiência e nos compromotemos com a inclusão de todas essas comunidades para eliminar as barreiras que impedem o acesso às oportunidades.

Nessa página você encontrará um pequeno resumo de nossas ações:

Gênero

Temos programas de desenvolvimento dedicados a fomentar a ascensão profissional das mulheres, como sessões de mentoring e treinamentos, além de Programas de Aceleração como Empoderadas, com o objetivo de eliminar os estigmas das carreiras de mulheres em posições técnicas (engenharia, logística, manutenção e afins). Fazemos parte do Movimento Mulher 360° e ONU Mulheres.

Além de diversas comunicações internas e campanhas anuais, o Fórum Anual de Mulheres e Carreiras Nestlé, que acontece desde 2020, tem como objetivo abordar diretamente temas como: oportunidades de carreira, desenvolvimento, benefícios, licença maternidade e paternidade e demais temas que influenciam e inspiram.

Temos política e canal de denúncia específicos contra a violência doméstica e, com o programa “Acolhidas no Ninho”, damos um apoio adicional às mulheres em situação de violência doméstica.

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Raça

Entendemos que a pauta racial é extremamente importante e urgente no Brasil. Como parte dessa solução, trabalhamos em ações para avançar na equidade racial:

  • Parceria com Iniciativa Lift - ação afirmativa em prol da igualdade racial, que visa o ensino da língua inglesa e preparação para a entrada no mercado de trabalho para estudantes pretos e pardos, com duração de 2 anos.
  • Programa Ônix de Desenvolvimento para pessoas negras em posições imediatas a liderança, contando com mentoria, gestão de projetos, treinamentos e sessões de inspiração;
  • Fazemos parte do MOVER MOVER - Movimento Pela Equidade Racial (Coalizão de 50 grandes empresas);
  • Em parceria com o Mover, oferecemos bolsas de formação de lideranças negras com o programa Prolíder e mais de 1.800 bolsas de inglês gratuitas para pessoas negras da Nestlé;
  • Estamos no GOMA,plataforma gratuita de aprendizagem para orientar empresas e profissionais na implementação de programas de mentoria para pessoas negras;
  • Parceria com ONGs para apoio e desenvolvimento de ações afirmativas
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LGBTQIA+

Entendemos e trabalhamos para que todas as pessoas LGBTQIA+ sejam respeitadas e tenham oportunidade de desenvolvimento profissional. Nosso time interno e nosso posicionamento externo através de nossas marcas cada vez mais expressam o que acreditamos.

  • Kit Kat é uma de nossas marcas que se posiciona interna e externamente. Em 2021 a marca se posicionou com a campanha Pride Takes No Break.
  • Retificação de Documentação – implementamos como benefício a retificação de documentação de pessoas trans para nosso time interno (pessoas efetivas ou em estágio);
  • A parceria com o coletivo Mães pela Diversidade nos ensina que precisamos nos unir no acolhimento e apoio à conscientização de famílias com crianças, jovens e adolescentes da comunidade LGBTQIA+, o que impulsiona na criação de conteúdo para o site Ninhos do Brasil, seguindo como um dos caminhos que estamos trilhando.
  • Em 2021 fizemos o Programa Empreendendo com Chocolates para pessoas transgênero.
  • Desde 2021, contratamos dezenas de pessoas trans para nossas operações de chocolates Kit Kat no Brasil, sejam nas fábricas ou nas boutiques de vendas exclusivas da marca.
  • Parceria com a startup Bicha da Justiça através do patrocínio do projeto Orgulho do meu RG, que tem como objetivo proporcionar a retificação de documentação de pessoas transgênero em vulnerabilidade social.
  • #PorTrásDoPost – A Nestlé traz ações concretas de transformação que vão muito além de posts em datas específicas. Para isso, lançamos uma campanha externa aliada aos nossos colaboradores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ e com apoiadores, que compartilharam visões de como nossos posts procuram refletir na forma de agir internamente junto à nossa cultura organizacional, podendo promover a mudança que tanto acreditamos.
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Pessoas com Deficiência

A Nestlé valoriza um ambiente acessível e de respeito, em que a diversidade possa caminhar junto a um cenário onde você pode ser você mesmo.

Programa Conectados – Trata a verdadeira inclusão em uma jornada de identificação contínua de oportunidades para um ambiente cada vez mais acessível nos aspectos de infraestrutura e comportamento inclusivo, dedicados a pessoas com deficiência.

O programa conectados nos ajudou a avançar em algumas frentes, como as citadas abaixo:

  • Atendimento em Libras nos canais de atendimentos ao time interno em temas relacionados a recursos humanos e programas de Saúde e Bem Estar aos consumidores Nestlé;
  • Programa de integração para colaboradores e terceiros inclusivo e treinamentos internos com acessibilidade (em Libras e legendas);
  • Inclusão de Libras nas nossas Propagandas e Mídias
  • Inclusão além dos ambientes internos da Nestlé, oferecendo como opção a utilização de jalecos indicativos para nosso time de profissionais surdos e surdas alocados nos pontos de vendas, o que facilita a comunicação com os consumidores e demais colaboradores.

Programa Envolve – Projeto para inclusão de pessoas com deficiência intelectual e pessoas neurodivergentes nas nossas Boutiques Nespresso, Sede, Empórios e parcerias de Nestlé Professional.

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Gerações

O trabalho conjunto entre diferentes gerações agrega valor às nossas decisões. Pontos de vista diversos nos ajuda a visualizar diferentes possibilidades.

Geração + 50

Incentivamos rodas de conversa sobre as diferentes gerações e saudabilidade para os diferentes estágios da vida. O Programa Viver Bem tem como objetivo apoiar os colaboradores no processo de transição para a aposentadoria e/ou continuar sua jornada na Nestlé independente da escolha de vida de profissionais mais idosos.

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Temos acelerado nossas iniciativas como o programa Gerações, voltado aos colaboradores 50+. Desde 2019, abrimos mais de 2.000 vagas temporárias para esse público atuar na divulgação de produtos e ações promocionais em pontos de vendas. Com o tempo, as iniciativas se transformaram em outro programa, o Experiência que Faz Bem, lançado em agosto de 2023, que oferece oportunidades efetivas para o público 50+ em lojas e times de Vendas.

Geração -29

A Iniciativa Pelos Jovens Nestlé tem como objetivo impactar 10 milhões de jovens no mundo com oportunidades econômicas através de programas de empregabilidade, empreendedorismo e agro empreendedorismo.

Algumas de nossas inciativas com foco no público jovem:

Dia D – Celebração do Dia Internacional do Estagiário. Estagiar é o começo de uma história de muito aprendizado e conquistas e para comemorar em grande estilo. Aqui na Nestlé, comemoramos anualmente o DIA D conhecer histórias de sucesso, DIA D se motivar para crescer e DIA D fazer parte da mudança!

Feira de Empregabilidade – Feira anual online com impacto em mais de 50.000 pessoas para impulsionar oportunidades de emprego entre jovens e grandes empresas do Brasil.

All 4 Youth (Aliança pelos Jovens) – Parceria com mais de 100 empresas com o objetivo de gerar oportunidades econômicas para jovens no mercado de trabalho. Temos metas importantes de impacto para população jovem do Brasil.

Grupos de Afinidade (ERGs) e Comitês locais

Nossos Grupos de Afinidade Força da Moça, Nesblack, Deu Liga, Gerações e Nestlé Pride são formados por pessoas colaboradoras de diferentes localidades, unidades de negócio e cargos da Nestlé, com a premissa de termos perspectivas diversas de cada uma das comunidades para que possamos avançar em parceria em ações de impacto real. Os grupos atuam em parceria com a área de Diversidade & Inclusão em ações internas e externas alinhadas à estratégia da Nestlé.

Nossos Comitês Locais atuam em nossas fábricas, centros de distribuição, centro de serviços e filiais de vendas para impulsionar ainda mais as ações efetivas e aderentes às diferentes realidades da Nestlé Brasil.

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Conscientização

  • Lives de Respeito – O respeito é base de nossas relações. Para trazer maior conscientização sobre as ações de diversidade e inclusão para cada uma das frentes que atuamos, foi criada a série “Lives de Respeito”, sendo o momento no qual comunicamos nossos avanços de forma estruturada e convidamos especialistas do mercado e pessoas da Nestlé para aumentar o nível de consciência através de referências e exemplos reais.
  • Biblioteca de Diversidade, Equidade e Inclusão – Para acesso interno do nosso time, temos uma Biblioteca online de DE&I, repleta de treinamentos, guias, informações, indicações de filmes, séries e livros, bem como vídeos educativos, campanhas de conscientização, podcast interno e conteúdos de inspiração. O conhecimento é uma das bases de uma jornada evolutiva efetiva de DE&I e a Biblioteca é parte desse fundamento.
  • Lançamos o Guia de Comunicação Inclusiva Nestlé em 2021 e você também pode ter acesso clicando aqui

Na Nestlé, temos o compromisso de alimentar um futuro melhor, e acreditamos que esse futuro inclui todas as pessoas.