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Brasileiro demonstra pouco conhecimento sobre a compostagem e reforça estereótipos sobre o tema

Estudo realizado por Nestlé e Instituto IPSOS revela que o assunto desperta a curiosidade, mas ainda é pouco praticado nos lares do Brasil

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São Paulo, agosto de 2024: Mudanças de comportamento e iniciativas que auxiliem na preservação do meio ambiente tornam-se cada vez mais urgentes em todo o mundo. Porém, segundo uma pesquisa* realizada pelo Instituto Ipsos, a preocupação do brasileiro com outros temas como pobreza, desigualdade social e violência, estão à frente das relacionadas ao meio ambiente.
 
Um outro estudo realizado pela Ipsos e encomendado pela área de cafés da Nestlé, foi desenvolvido para medir o nível de conhecimento e interesse do brasileiro sobre a compostagem.  Para entender melhor esse cenário, foram entrevistadas 1000 pessoas de todas as regiões do Brasil, divididas em grupos de conhecedores e não conhecedores do tema. 

Dentre os que responderam conhecer o tema, mais da metade do grupo, 54%, são mulheres e entre as pessoas da classe social AB, 58% já ouviram falar em compostagem. Na classificação por região do país, o maior índice foi registrado entre os entrevistados da região Sul do Brasil, com 56%, seguido do Centro Oeste, com 49%. O Sudeste e o Nordeste registraram resultados semelhantes, 46% e 44%, respectivamente. Já no Norte do país, esse perfil representa 42% dos entrevistados.

Ainda analisando os conhecedores, mais da metade composta ou já compostou, e, novamente, esse público, é maior entre as pessoas das classes mais altas, porém, nesse caso, os maiores percentuais de quem composta atualmente, foram registrados entre as pessoas das regiões Norte, 46% e Nordeste 43% e Centro-Oeste, 40%. A pesquisa também identificou que, em média, 28% das pessoas já compostaram, mas não mantiveram esse hábito e 36% revelaram sempre descartar seus resíduos de outras maneiras. Os resultados também mostraram que entre aqueles que compostam ou já compostaram, alguns fazem a utilização de cascas de frutas e, 43% sentem falta de outros materiais que possam participar desse processo, o que poderia aumentar essa prática.

Entre os que disseram desconhecer a compostagem, a grande maioria, 81%, responderam nunca nem ter visto uma composteira e 79% responderam não conhecer ninguém que faça compostagem. Apesar dos índices elevados, a pesquisa identificou uma boa oportunidade para apresentar esse processo para as pessoas desse grupo, já que 83% demonstraram interesse em saber mais sobre a prática.

Nos dois cenários existe um consenso que há pouca informação sobre o tema, o que leva as pessoas a acreditarem que, para fazer compostagem, é necessário ter muito espaço e que uma composteira requer manutenção constante. No total, mais de 60% dos respondentes disseram que, além dos cidadãos, o governo é o grupo que deve liderar a criação de medidas para ampliar os cuidados com a conservação do meio ambiente, enquanto 42% dos brasileiros acreditam que as empresas privadas devem liderar o caminho em sustentabilidade.  

Contribuindo para a melhoria dessa realidade, NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO, marca da Nestlé de cafés em cápsulas, lançou em 2022 a primeira cafeteira que utiliza cápsulas compostáveis, que se decompõem naturalmente, em 6 meses, assim como as cascas de frutas. As cápsulas são produzidas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e um polímero biodegradável compostável.
 
Percebemos que ainda existem alguns mitos quando falamos em compostagem, principalmente para quem mora em espaços menores e por não acharem possível ter resíduos suficientes para o processo. O fato de existir pouca informação sobre as etapas, faz com que muitas pessoas desistam da prática e voltem a descartar seus resíduos de outra maneira”, comenta Cecilia Seravalli, Gerente de ESG de Cafés Nestlé.

Além do sistema NEO, a evolução no sistema de cápsulas, a Nestlé Brasil tem o compromisso de ampliar suas práticas de ESG, afimde colaborar com a preservação do meio ambiente, com iniciativas em toda a cadeia de produção, obtendo 30% das principais matérias-primas, leite, café e cacau, por meio de propriedades que aplicam práticas regenerativas até 2025. A companhia ambém visa reduzir 1/3 do plástico virgem de suas embalagens e ter 100% delas desenhadas para serem recicladas e ou reutilizadas. 

Tornar a sustentabilidade escalável é o grande desafio da indústria, por isso seguimos investindo em tecnologia e inovação para atingir nossos objetivos, colaborando para a conservação da natureza e engajando nossos consumidores a adquirirem novos hábitos que contribuem com esse desafio”, completa Seravalli.
 
A pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela Nestlé foi realizada de forma online nas 5 regiões do Brasil, usando a metodologia Fast Facts, que permite que os entrevistados façam a pesquisa no dispositivo de sua escolha com velocidade e engajamento. Ao todo foram ouvidas 1000 pessoas, em todo o território nacional, em setembro de 2023. A margem de erro do estudo é de 1%-2% pontos percentuais.

*Pesquisa “Earth Day 2023”, realizada em abril de 2023, pela Ipsos, a nível global com 24.732 respondentes. 

Sobre NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO 
NEO é o futuro no sistema de cápsulas e um marco tecnológico de baixo impacto ambiental que privilegia a experiência do café, com foco na alta qualidade, do cultivo à xícara final. As máquinas são feitas com material reciclado, tem baixo consumo de energia e foram desenvolvidas para durar. Já as cápsulas de cafés NEO, são produzidas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e foram criadas para se decompor ao exemplo das cascas de fruta: naturalmente e em cerca de seis meses.
 
As cápsulas são produzidas na Fábrica Triplo Zero, de NESCAFÉ® Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). Primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros, e neutraliza 100% das suas emissões. Para a fabricação das cápsulas de NEO, a unidade ganhou uma nova linha de produção, automatizada a partir de conceitos da indústria 4.0, com mão de obra altamente capacitada.

Vindo de fazendas localizadas no Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Espírito Santo, o café NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO é resultado de uma produção que respeita as pessoas, o meio ambiente e a legislação. Ao todo, são dez opções de café: seis da Linha Regular — Espresso Delicate, Espresso Dark, Lungo Dark, Ristretto Intense, Caseiro Delicate e Caseiro Dark; dois orgânicos: Lungo Cerrado Orgânico e Espresso Sul de Minas Orgânico; e dois da marca Starbucks: Americano House Blend e Espresso Roast. 

Sobre a Nestlé 
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros. 

Informações à imprensa | Nestlé 
[email protected]

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