Sort results by
Sort results by

Case da Nestlé Brasil será apresentado na ZeroCon22, conferência em Viena, na Áustria

Voltar

Evento é um dos mais relevantes do mundo para o compartilhamento de soluções inovadoras que apoiam os direitos e a vida das pessoas com deficiência

São Paulo, fevereiro de 2022 – A Nestlé Brasil está entre os convidados da Zero Project Conference 2022 - ZeroCon22, um dos mais importantes eventos do mundo sobre inclusão e acessibilidade, que será transmitida de forma online diretamente da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria, entre os dias 23 e 25 de fevereiro. O evento reunirá representantes de mais de 30 países para discutir soluções inovadoras e eficazes em direitos de pessoas com deficiência.

A Nestlé Brasil fará parte do fórum Champions in Accessibility (Campeões em Acessibilidade), que reunirá empresas multinacionais de diferentes países e setores compartilhando desafios e lições aprendidas na implantação de programas globais de acessibilidade e inclusão. A Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil, Helen Andrade, apresentará o case sobre o programa Conectados, em 24 de fevereiro. O programa foi criado para atrair, desenvolver e reter pessoas com deficiência na Nestlé Brasil, em um ambiente verdadeiramente inclusivo, que considere direitos iguais e acesso a oportunidades de desenvolvimento. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgados em 2021, 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência – que representam 24% da população. Apenas 1% dos brasileiros com deficiência está no mercado de trabalho. 

“A real inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo vai além de contratar – é preciso proporcionar um ambiente em que cada pessoa tenha condições de se desenvolver e alcançar seus objetivos. Temos a oportunidade e a responsabilidade de envolver nossos clientes, consumidores e parceiros de negócio, promovendo uma onda de influência e impacto social positivo – esse é um importante diferencial do nosso programa”, diz Helen Andrade. 

Para chegar às diversas iniciativas que compõem o programa Conectados, a Nestlé Brasil partiu de um levantamento que permitiu detectar pontos e oportunidades de ação para um ambiente acessível a partir da integração, comunicação, capacitação e infraestrutura. A Companhia conta também com grupos de afinidades em Diversidade & Inclusão que tratam de questões como gênero, raça, LGBTQIA+, gerações e pessoas com deficiência, em um debate coletivo dinâmico e permanente voltado a novas ideias e soluções. 

Jornada da Nestlé Brasil 

Entre as ações já realizadas nos últimos dois anos, estão a adaptação de centrais de atendimento para serem canais acessíveis, com atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como no NBS (Nestlé Business Center), um centro interno de atendimento sobre benefícios, alterações de cadastro, pagamentos, entre outros serviços, e no PEAC (Programa Especializado de Apoio ao Colaborador), um canal de orientação para em questões sociais, psicológicas, financeiras e jurídicas, além de saúde, nutrição e imunidade, equilíbrio e autocuidado. Os treinamentos internos para reforçar os valores e a cultura Nestlé, por exemplo, são feitos com acessibilidade em Libras e legendas. Outra mudança foi a adoção de uma plataforma gamificada e inclusiva para a integração dos novos colaboradores – a tecnologia de videobot interativa conta com legendas e tradução em Libras
Para o público interno, também são realizadas as “Lives de Respeito”, que têm o objetivo de elevar o nível de consciência sobre os temas de D&I, convidando especialistas e time interno para que com evidências e propostas de real impacto a empresa possa avançar em sua jornada de inclusão. Também ocorreram treinamentos para as lideranças, com o objetivo de estimular a contratação de pessoas com deficiência.

Para clientes e consumidores, o Serviço Nestlé de Atendimento ao Consumidor funciona em Libras, no portal oficial da Nestlé. Em outra frente, as propagandas e mídias são adaptadas para TV já com a participação de intérprete realizando a tradução simultânea em libras. “Os processos de acessibilidade internos têm como foco ações que reverberem e influenciem a sociedade de forma geral, que cheguem aos clientes e consumidores. Outras ações de inclusão e acessibilidade estão previstas para 2022, como iniciativas de conscientização e melhorias em acessibilidade nas localidades em que a Nestlé atua. Estamos avançando em nossa jornada de inclusão com programas de acessibilidade em diferentes canais e meios, conscientizando nossos colaboradores e parceiros. Sabemos também que ainda precisamos evoluir para que, como Companhia inserida em 99% dos lares brasileiros, consigamos ter a representatividade que transforme o atual cenário de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, aponta Helen. 

Uma fábrica adaptada

A unidade industrial da Garoto em Vila Velha (ES) é totalmente inclusiva e adaptada para atender mais de 100 pessoas surdas que trabalham na fábrica, garantindo a integração e sinergia entre os colaboradores. Dentre os profissionais com deficiência que trabalham na Nestlé, 35% têm deficiência auditiva. A Nestlé conta com canais e interfaces para promover a acessibilidade para pessoas surdas, por meio de recursos como vídeo atendimento em Libras, legendas e áudio descrição. Há uma estrutura disponível com televisão em que ficam disponíveis os informativos da fábrica em línguas de sinais e faz parte do quadro de colaboradores uma intérprete de Libras para facilitar a adaptação de materiais nos sistemas, capacitação e formação de multiplicadores surdos, além de treinamentos. 

Sobre Zero Project

A Zero Project uma entidade sediada em Viena, na Áustria, que atua com foco na promoção dos direitos para pessoas com deficiência, reconhecendo ações inclusivas em todo o mundo e norteada pela Convenção das Nações Unidas. 

A ZeroCon22 contará com fóruns e palestras de apresentação de narrativas inspiradoras sobre inclusão e aprendizados sobre como remover barreiras para todos os deficientes.

https://zeroproject.org/zerocon22


Mais informações:

[email protected]