Sort by
Sort by

Liga Esportiva NESCAU® reúne mais de mil jovens em Belo Horizonte, com destaque para a participação feminina na modalidade do skate

Maior evento poliesportivo estudantil do país ocorreu no sábado (29) na AABB na capital mineira e contou com 50% de representatividade feminina 

Voltar

Julho, 2024 – A quinta etapa da Liga Esportiva NESCAU® reuniu mais de mil crianças e jovens na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Belo Horizonte, no sábado (29) para um dia de esporte, aprendizado e diversão. Maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar, o evento teve como destaque a presença de meninas na modalidade do skate. Ao todo, a Liga contou com 50% de representatividade feminina.

Foram mais de 80 meninas entre 8 e 11 anos, o dobro em relação aos meninos no esporte. Entre elas, 19 skatistas de 9 e 10 anos do Conexão Skate Legado Olímpico. “As meninas são maioria no nosso projeto, onde contamos com 30, e todas querem ser como a Rayssa Leal ”, conta o professor Gabriel Stelli. Em coro suas pequenas atletas confirmaram o desejo de, um dia, executar manobras como a campeã mundial e também embaixadora da Liga Esportiva NESCAU®.

Além do skate, o evento também contou com outras 10 práticas esportivas, entre modalidades, desafios e oficinas para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, com as modalidades futebol society, vôlei, skate e tênis de mesa, esse último também na versão adaptada. Nos desafios e oficinas, os participantes puderam praticar embaixadinhas malabares, bambolê e futebol de mesa, além de participar circuito chute ao gol e futebol de botão.

A nossa Liga de BH foi mais uma edição de sucesso. Reunimos dois embaixadores: Etiene Medeiros, considerada a melhor nadadora da história do país e medalhista panamericana e mundial; e o Amorinha, ganhador do troféu inspiração do ano em 2023 pelo STU Awards. O skate, aliás, foi a modalidade com uma representatividade feminina muito bacana. Esse é um dos pilares da Liga juntamente com a inclusão de meninos e meninas com algum tipo de deficiência. Ou seja, repetimos o bom desempenho das etapas anteriores, com diversão, inclusão, esporte e muito aprendizado”, completou Anamaria Carvalho Monte, gerente de marketing e operações da Liga Esportiva NESCAU®.

Além disso, o evento também contou com a presença de um convidado especial. Grávida de cinco meses, a campeã mundial de natação e embaixadora de NESCAU®, Etiene Medeiros considera a participação na edição mineira como o primeiro evento esportivo do filho, que nascerá em novembro deste ano.

É bom porque ele já vai se acostumando. Estou envolvida tanto com o esporte e vai ser o meio no qual ele vai crescer, participar e conhecer os valores que eu aprendi durante toda a minha carreira como atleta. Então, nada mais natural que começar essa jornada na Liga Esportiva NESCAU®”, disse Etiene, que revelou estar encantada com a energia dos mineiros. “Eu não vinha a Belo Horizonte há 13 anos e o que mais me chama atenção é o calor das pessoas que estão organizando e participando da Liga, especialmente a criançada”, completou ela, que é natural do Recife.

Além de Etiene, a etapa mineira da Liga Esportiva NESCAU® contou com a presença de mais um de seus embaixadores. O skatista Amorinha deu um show de habilidade e simpatia. “O skate chegou na minha vida para me dar meus braços e pernas de novo. E me deu a velocidade de locomoção que eu não tinha mais. Com ele posso ir para qualquer lugar. E é maravilhoso saber que essa minha postura, atitude perante as dificuldades e me tornar, talvez, o único skatista paralímpico do Brasil, inspira as pessoas, especialmente crianças e jovens”, comentou.

Inclusão

Entre os meninos e meninas com deficiência inscritos estava o pequeno Miguel, um menino cadeirante que, para a emoção e orgulho da mãe Alessandra Lima, teve a oportunidade de andar de skate pela primeira vez e aproveitar um dia de diversão e inclusão no sábado ensolarado.

Esperamos 4 anos na fila de adoção pelo Miguel e quando ele estava com oito meses, descobrimos a paralisia cerebral. Desde então, batalhamos por tratamentos. Hoje, o maior desafio dele é a dificuldade de fala e vê-lo na Liga é uma emoção. Sou pedagoga, trabalho com crianças há 20 anos e sei o quanto essa convivência é importante. A criança atípica aprende a fazer coisas igual as não atípicas, que também aprendem muito sobre empatia, por exemplo”, disse.

Investindo no futuro

Em nove edições, a Liga Esportiva NESCAU® já impactou a vida de mais de 55 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, além de 7 mil professores, com a participação de cerca de 2 mil instituições de todos os cantos do país. Só em 2023, a iniciativa proporcionou mais de 600 horas de prática esportiva, contando com mais de 45 modalidades entre convencionais e adaptadas, oficinas e desafios.

Desde 2015, a Liga Esportiva NESCAU® tem como objetivo incentivar a atividade física e promover os valores do esporte. Em 2024, na 10ª edição, segue a vocação que a transformou no maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, sendo pioneiro ao unir modalidades convencionais e adaptadas nos mesmos dias e locais.

Sobre NESCAU® 

Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças.

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.

Informações à imprensa  
Nestlé - Agência Pub - [email protected]  

Assessoria de Imprensa Esportiva:            
ZDL Sports            
Doro Jr. - MTb 13209 - [email protected] - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - [email protected] - F: 19 997912108
 

X