Sort by
Sort by

Mitos e verdades da nutrição: consumo de leite por adultos

Voltar

São Paulo, agosto de 2024. Muito utilizado na culinária e confeitaria ao redor do mundo, ou até mesmo consumido como bebida, o leite é um alimento de extrema importância para a nutrição. Por conta disso, também carrega algumas lendas a seu respeito.

O leite é ingerido pelos mamíferos na fase de crescimento e comumente associado ao período infantil. Por isso, o mito de que ele não deve ser consumido por adultos se tornou muito famoso. Porém, a ingestão deste alimento possui grandes vantagens em todas as fases da vida. Durante a infância, o leite é uma importante fonte de cálcio. Na adolescência, consumir leite faz com que os ossos, que estão passando pelo popular estirão, cresçam fortes e saudáveis. A ingestão de cálcio é como uma poupança que vamos acumulando e mantendo durante toda a vida para suportar um envelhecimento mais saudável.

Para entender melhor os diversos tipos de leite vale diferenciarmos o leite integral, semidesnatado e desnatado:

• Leite Integral: Contém aproximadamente 3,5% de gordura em 100ml. Além de ser rico em nutrientes, sua gordura contribui para uma sensação prolongada de saciedade e sabor.
• Leite Semidesnatado: Contém cerca de 1,5% a 1,8% de gordura em 100ml. É uma opção intermediária, oferecendo uma quantidade moderada de gordura e calorias.
• Leite Desnatado: Contém menos de 0,5% de gordura em 100ml. É a escolha com menor teor de gordura e calorias, indicado para quem busca reduzir a ingestão de gordura na dieta.

Cada tipo de leite tem suas vantagens e usos, e são capazes de atender diferentes necessidades e objetivos de cada pessoa. Para entender o que é ideal para você, vale sempre consultar um médico ou nutricionista.

A Nestlé possui uma jornada de saudabilidade contínua e reforça a utilização de ingredientes positivos, como o leite e outros, para a rotina do consumidor. Confira essas e outras dicas no site da Nestlé Saúde e bem-estar | Receitas Nestlé (receitasnestle.com.br)

X