Nestlé conquista o 1o. lugar no setor de Alimentos e Bebidas no Prêmio Valor Inovação Brasil 2020

Esta foi a segunda vez que a companhia recebeu o reconhecimento da pesquisa realizada pela Strategy& - em parceria com o jornal Valor Econômico
São Paulo, setembro de 2020 – A escolha dos vencedores foi feita a partir da pesquisa "Competências do Futuro" que avaliou os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. Nesta 6ª edição do Prêmio foram analisadas empresas de 23 setores da economia brasileira. A conquista do 1o lugar do Setor de Alimentos e Bebidas revela o resultado do empenho de toda a Nestlé para fazer inovações em produtos, serviços, experiências e novos modelos de negócios, que buscam encantar cada vez mais o consumidor.

"Na Nestlé, acreditamos que inovação se faz junto, inspirando, aprendendo, incentivando, empoderando e com foco nas pessoas. Ganhar este Prêmio mostra que estamos no caminho certo ", comemora Carolina Sevciuc, head da área de Transformação Digital da companhia, da qual faz parte o hub de Inovação, que foi criado há 6 anos.

Para identificar as necessidades do consumidor, oferecendo um leque de opções cada vez mais completo, a Nestlé busca inovar também em processos e no desenvolvimento de novas capacidades nos colaboradores, estimulando o intraempreendedorismo. Além disso, a empresa se relaciona com todo o ecossistema de inovação, buscando constantemente novos parceiros. Mais de 300 start-ups já passaram pela Nestlé de alguma forma!

O resultado do Prêmio Valor de Inovação foi anunciado na noite da última quinta-feira (17 de setembro), em uma cerimônia virtual. Vamos citar apenas algumas das inovações além de produtos que foram avaliadas pela pesquisa:

KitKat Chocolatory: trouxe uma experiência de marca com portfólio exclusivo; personalização de produtos e embalagens; experiências digitais e harmonização com cafés Nespresso, que formam um modelo de negócio nunca antes explorado no Brasil.
Ícones by Chocobot: quiosque exclusivo das marcas Nestlé e Garoto com uma interface interativa e gameficada. O consumidor escolhe 15 bombons, tem a possibilidade de personalizar a caixa com uma mensagem especial (de até 35 caracteres) e adesivos.
Indústria 4.0: alteração dos processos industriais, robôs colaborativos, drones, veículos autônomos e demais soluções digitais em busca da eliminação de papeis, processos manuais e de baixo valor agregado. Relevante pelo impacto na eficiência e competitividade do negócio.
Projeto RE | compromisso com o meio ambiente: propõe repensar todas as operações da companhia e também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis. Entre as iniciativas propostas estão desde ações e projetos internos, em busca de maior eficiência operacional e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, até ações de conscientização dos consumidores, em meios on e offline.
Vem de Bolo: é a primeira startup da Nestlé. Ele é também o primeiro marketplace do Brasil que conecta os consumidores a confeiteiros e confeiteiras que cozinham de maneira artesanal e com muita paixão pelo que fazem. Desta forma, contribui para a geração de renda de pequenos empreendedores locais.
Mas as inovações não param aí. Em 2020, a companhia já lançou quase 100 produtos até agora, como o Nescau Orgânico, a linha de chás de Nature’s Heart, voltadas pra o sistema de Nescafé Dolce Gusto e a caixa de Bombons Especialidades Nestlé, que passou a ter uma versão sem o envoltório plástico, propiciando uma redução de mais de 450 toneladas/ano de plástico no ambiente.

Para apoiar seus parceiros, a companhia também fez inovações com impacto social, como o Mercado Até Você, que permite a digitalização do negócio do pequeno varejista em todo o Brasil. Estes são apenas alguns exemplos do que a Nestlé fez e outras inovações serão anunciadas em breve!

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.