Nestlé fecha parceria com SP Invisível para o Carnaval de São Paulo 2020

Ação de apoio a catadores de recicláveis acontecerá em dois blocos na cidade e deve resultar na coleta de seis toneladas de latas

São Paulo, 20 de fevereiro de 2020 -A Nestlé e a SP Invisível estão juntas nesse Carnaval para apoiar os catadores que atuarão em bases de reciclagem de coleta de latas em dois blocos de carnaval na cidade: o Tarado ni você e o Pinga ni mim. A expectativa é recolher seis toneladas de latas e beneficiar cerca de 800 catadores a partir da parceria entre Nestlé, Pimp My Carroça e SP Invisível.

O chamado “Carnaval Invisível”, promovido pela SP Invisível pelo terceiro ano consecutivo para ajudar o trabalho dos catadores, terá oito bases de reciclagem localizadas nos dois blocos de rua de São Paulo para o descarte de latinhas. Além disso, voluntários da ONG vão atuar na coleta pelas ruas dos eventos para recolher o maior número possível de latinhas no chão e no lixo, de forma a potencializar a coleta dos catadores.

No apoio da Nestlé aos catadores de recicláveis serão oferecidos abadá, camiseta, kit de higiene e de segurança, além de voluntários identificados com a camiseta do SP Invisível para auxiliar no trabalho de coleta. Serão pelo menos 40 catadores em cada base.

Esta iniciativa de apoio aos catadores faz parte do Projeto Re da Nestlé, que convida a sociedade a repensar suas atitudes quando o tema é o compromisso com o meio ambiente e a reciclagem. “A iniciativa quer repensar todas as operações da companhia, além de também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. O objetivo é promover a mudança de comportamento ao educar e engajar a sociedade no tema da reciclagem”, diz Barbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira e Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), São Paulo reciclou apenas 7% do lixo reciclável recolhido em 2018, que chegou a 76 mil toneladas de resíduos. A capital paulista tem a maior produção de lixo por pessoa no país, mas está em décimo lugar no percentual de material reciclado, segundo ranking da associação.

“Há algumas pessoas que também estão em todos os bloquinhos, mas que não são vistas. São os catadores e as catadoras de materiais recicláveis. Eles trabalham diariamente, enquanto todos festejam e curtem a festa, para tornar a cidade mais limpa, mesmo com um trabalho invisível e desvalorizado”, diz André Soler, fundador da SP Invisível.

Como parte de seu compromisso para uma atuação mais sustentável, a Nestlé também entendeu que um grande desafio era ajudar a desenvolver e ampliar a cadeia de reciclagem do Brasil, ainda bastante restrita. A empresa apoia o Cataki, iniciativa que conecta pessoas que precisam dar um correto destino aos seus resíduos com catadores e pontos de reciclagem mapeados na cidade. Hoje, os catadores são responsáveis por cerca de 90% do lixo reciclado no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Serviço
Desde o Carnaval de 2014 nas ruas de São Paulo, o bloco Tarado Ni Você nasceu da ideia de reviver o Carnaval de marchinhas, explorando a discografia de Caetano Veloso. O Pinga ni mim surgiu em 2017 e toca clássicos e hits sertanejos.

Bloco Tarado ni Você
Quando: 22 de fevereiro, sábado, às 10h
Onde: Avenida Ipiranga esquina com Avenida São João

Bloco Pinga ni mim
Quando: 24 de fevereiro, segunda-feira, às 13h
Onde: Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre o SP Invisível
O SP Invisível é um movimento de conscientização da sociedade por meio de histórias de pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo. Foi criado em 2014, quando Joabe Santos mobilizou um grupo de adolescentes para fotografarem tudo que era invisível na cidade de São Paulo. Após o evento, André Soler e Vinícius Lima, participantes da iniciativa, decidiram criar um projeto que contasse as histórias dos “invisíveis”, de forma a humanizar a cidade, e que hoje também promove ações para mobilizar voluntários a ajudar as pessoas em situação de rua.