São Paulo, 26 de junho de 2024: O setor de cafés é de extrema relevância para Nestlé, que têm o propósito de fazer dele uma força de transformação, beneficiando comunidades e contribuindo para um futuro mais inclusivo e consciente. O projeto Fazedores de Café, realizado pelo Sofá Café, em parceria com NESCAFÉ®, conecta jovens a diferentes possibilidades e inspira novas gerações a transformarem suas comunidades. Pela primeira vez em 10 anos, a iniciativa ocorre fora de São Paulo e foi idealizada com recursos provenientes da promoção Faça seu Mundo, de NESCAFÉ®, que, desde maio, vem realizando sorteios diários de R$ 5 mil reais e destinando o mesmo valor ao projeto. Até o momento, o programa já formou 58 baristas, com taxa de empregabilidade de 90% dos participantes.
A edição de Recife será na cafeteria Kaffee, onde especialistas do projeto ministrarão aulas com conteúdo voltado a formação técnica de alta qualidade, entre os dias 01 e 05 de julho, para 10 jovens de 18 a 29 anos, selecionados pelas ONG Instituto Recife. “É extremamente gratificante ver o projeto chegar em outras cidades e possibilitar que mais jovens tenham acesso à capacitação na área do café. Essa iniciativa une a expertise da Nestlé no mercado cafeeiro e seu compromisso com a sustentabilidade, visando fazer do café uma força de transformação, beneficiando comunidades e contribuindo para um futuro mais inclusivo e consciente”, comenta Cecilia Seravalli, Gerente de ESG de Cafés Nestlé.
Desde 2019, o projeto amplificou a ação para além da cidade, para suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar. A iniciativa já formou jovens em Linhares, no Espírito Santo, na Chapada Diamantina, na Bahia e em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais.
"Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional e, por meio do Fazedores de Café, conseguimos auxiliar jovens a terem acesso a novas possibilidades no mercado de trabalho, propagando a paixão e a excelência em toda a cadeia do café, desde o grão, até a xícara”, completa Cecilia.
As duas versões do programa, campo e cidade, fazem parte da plataforma global Iniciativa Pelos Jovens, que completou 10 anos em 2023, e impulsiona o desenvolvimento social, visando aumentar a empregabilidade e capacitação desse público por meio de ferramentas de desenvolvimento, capacitação e empregabilidade.
Confira o conteúdo das aulas:
• Terra: pesquisa e apresentação sobre a produção, métodos de processamento e beneficiamento do café.
• Essenciais: o café + torra + água + leite.
• Prático: métodos de extração (preparos) | espresso e coados.
• Criativo: criação de bebidas de café e inovação.
• Ética e comportamento: ambiente de trabalho e gerenciamento de conflitos.
• Serviço: atendimento, cardápios, vigilância sanitária.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.
Informações à imprensa
Nestlé | Pub - [email protected]