Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Nestlé Brasil cria inovação pioneira e recupera 80% de máquinas de café que teriam o descarte como destino

Produtos devolvidos por clientes do e-commerce de NESCAFÉ Dolce Gusto agora são revisadas por equipe técnica e voltam para venda em formato de outlet

Voltar
inovacao pioneira

São Paulo, 26 de dezembro de 2024 – Engajada com a redução do impacto ambiental provocado por suas atividades, a Nestlé Brasil evoca seu DNA de Inovação e desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a Companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$2,6 milhões.

Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® vão para uma seção esporádica de Outlet na loja virtual www.nescafe-dolcegusto.com.br/, com descontos que chegam a até 30% do valor original. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.

A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar: “Percebemos que um grande número de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, Gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela Equipe de Qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”, finaliza Mariana.

Sobre a Nestlé 
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.


Informações para Imprensa 
Nestlé Brasil - Nova PR 
[email protected]

X