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Nestlé reporta suas vendas do primeiro trimestre de 2022

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  • O crescimento orgânico atingiu 7,6%, com crescimento real (RIG) de 2,4% e variação de preços de 5,2%. O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias, com preços mais altos, impulso contínuo das vendas no varejo e maior recuperação dos canais fora de casa. 
  • As vendas totais reportadas aumentaram 5,4% para 22,2 bilhões de francos suíços (3M-2021: 21,1 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 0,8%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 1,3%. 
  • Gestão de portfólio no caminho certo. Em abril, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição da participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. 
  • Perspectiva para 2022 confirmada: esperamos que o crescimento orgânico das vendas fique em torno de 5% e a margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Esperamos que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes e a eficiência de capital aumentem. 

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Nestes primeiros meses do ano, a guerra na Ucrânia causou sofrimento humano indescritível. Continuamos concentrando esforços em apoiar os nossos colaboradores daquele país e em fornecer ajuda humanitária, enquanto apoiamos a comunidade internacional no apelo à paz. 

Em meio a esse ambiente desafiador, entregamos forte crescimento orgânico de vendas com crescimento real resiliente. Aumentamos a variação de preços com responsabilidade e observamos uma demanda sustentada do consumidor. A inflação de custos continua em forte elevação, o que exigirá mais variação de preços e ações mitigadoras ao longo do ano. A equipe da Nestlé enfrentou esses ventos contrários e fez com que a nossa estratégia de longo prazo e objetivos de sustentabilidade progredissem com agilidade e determinação. Confirmamos nossa orientação para o ano”. 


Vendas do grupo 

O crescimento orgânico foi de 7,6%, crescimento real de 2,4%. A variação de preços aumentou 5,2% para refletir a significativa inflação de custos. O crescimento orgânico agora exclui a região da Rússia, devido às condições comerciais significativamente conturbadas e à decisão da Nestlé de se concentrar no fornecimento de alimentos essenciais. 

O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias. O crescimento orgânico foi de 6,7% nos mercados desenvolvidos, com aumento da variação de preços e crescimento resiliente em face de uma alta base de comparação em 2021. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 8,8%, com forte crescimento real e variação de preços. 

Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico, liderado por suas marcas premium e baseadas em ciência Purina ONE, Purina Pro Plan e Fancy Feast, bem como produtos veterinários. Cafés teve alto crescimento de um dígito, impulsionado pela demanda contínua por Nescafé, Starbucks e Nespresso. As vendas de confeitos subiram à taxa de dois dígitos, com forte crescimento de KitKat e produtos para presentes. Águas apresentou crescimento de dois dígitos, impulsionado pela maior recuperação dos canais fora de casa e das marcas premium S.Pellegrino e Perrier. Produtos lácteos reportou crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de coffee creamers e sorvetes, bem como leites premium e fortificados. Nutrição Infantil atingiu a taxa de crescimento de um dígito, sustentada pelo maior desenvolvimento das vendas nas Américas e na Europa. Nestlé Health Science registrou crescimento de um dígito, refletindo a alta demanda por produtos de nutrição médica e envelhecimento saudável. Pratos prontos e produtos culinários registraram crescimento de um dígito em face de uma alta base de comparação em 2021, com forte demanda contínua por Maggi e Garden Gourmet.
 
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 5,9%. No varejo, as vendas no e-commerce aumentaram 5,0%, comparadas com o crescimento muito forte de 39,6% no primeiro trimestre de 2021. O crescimento orgânico nos canais fora de casa atingiu 35,6%, com vendas superiores aos níveis de 2019. 

Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 1,3%, principalmente relacionadas à transação da Nestlé Waters North America, encerrada em 31 de março de 2021. Os desinvestimentos foram parcialmente compensados por aquisições, incluindo as principais marcas da The Bountiful Company. O impacto do câmbio nas vendas foi negativo em 0,8%. As vendas totais reportadas aumentaram 5,4% para 22,2 bilhões de francos suíços. 
 
Gestão do portfólio 

Em 1º de abril de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição da participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. A Orgain complementa o portfólio existente de produtos nutricionais da Nestlé Health Science que apoiam vidas mais saudáveis. Espera-se que o acordo seja ligeiramente agregador ao crescimento orgânico da Nestlé, apesar de ligeiramente diluidor para a margem de lucro subjacente do Grupo em 2022. O contrato inclui a opção de a Nestlé Health Science adquirir a Orgain integralmente em 2024. 
 
Zona América do Norte 

•    Crescimento orgânico de 9,9%: RIG de 1,4%; variação de preços de 8,5%. 

O crescimento orgânico foi de 9,9%, com crescimento real de 1,4%. A variação de preços atingiu 8,5%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 13,6%, já que o desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America contrabalançou amplamente a aquisição da Essentia Water. O câmbio teve impacto positivo de 2,2%. As vendas reportadas na Zona América do Norte diminuíram 1,5% para 5,8 bilhões de francos suíços. 

O crescimento orgânico na Zona América do Norte ficou próximo à taxa de dois dígitos, sustentado por uma variação de preços mais alta, forte impulso no e-commerce e maior recuperação dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos contínuos de participação de mercado de base ampla, liderados por alimentos para pets, cafés e coffee creamers

Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, sustentado pelo forte impulso no e-commerce e nas marcas premium, Purina ONE, Purina Pro Plan e Fancy Feast. Os produtos fora de casa da Nestlé Professional e Starbucks registraram crescimento de dois dígitos. A categoria de bebidas registrou alto crescimento de um dígito, com forte demanda por produtos Starbucks para uso doméstico e Coffee Mate. As vendas de águas cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pela recuperação das marcas premium, S.Pellegrino e Perrier, bem como pela forte demanda contínua por Essentia. O crescimento na Nutrição Infantil atingiu a taxa de dois dígitos, refletindo a escassez de oferta no mercado. Os alimentos congelados tiveram crescimento positivo, apesar das restrições da cadeia de suprimentos e de uma alta base de comparação em 2021. A evolução positiva das vendas de pizza congelada e Hot Pockets foi parcialmente contrabalançada pelo crescimento negativo das refeições congeladas. Confeitos registrou crescimento de dois dígitos no Canadá, liderado por KitKat
 
Zona Europa 

•    Crescimento orgânico de 6,9%: RIG de 2,8%; variação de preços de 4,1%. 

O crescimento orgânico atingiu 6,9%, com sólido crescimento real de 2,8%. A variação de preços aumentou 4,1%, com aceleração na maioria das geografias e categorias. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,4%. As vendas reportadas na Zona Europa cresceram 2,2% para 4,6 bilhões de francos suíços. 

A Zona Europa registrou alto crescimento orgânico de um dígito, com base em uma variação de preços mais alta, impulso sustentado no e-commerce e maior recuperação nos canais fora de casa. A Zona continuou a registrar ganhos de participação de mercado, principalmente em alimentos para pets, cafés e alimentos à base de vegetais. 

Por categoria de produto, o principal impulsionador de crescimento foi Nestlé Professional, com vendas superiores aos níveis de 2019. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelas marcas premium Purina ONE, Purina Pro Plan e Gourmet, além de produtos veterinários. Tails.com e Lily's Kitchen também tiveram forte impulso, sustentado pela contínua expansão da distribuição. As vendas em Nutrição Infantil cresceram à taxa de dois dígitos, sustentadas por ganhos de participação de mercado. Águas apresentou crescimento de dois dígitos liderado por S.Pellegrino. Confeitos registrou crescimento de um dígito, com uma forte recuperação de Kitkat e produtos para presentes. O crescimento em cafés ficou praticamente estável, após forte crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre de 2021. Os produtos Starbucks e Nescafé Farmers Origins, uma nova linha de cápsulas de café para máquinas Nespresso, tiveram forte repercussão entre os consumidores. Produtos culinários registrou queda nas vendas em face de uma alta base de comparação em 2021. Os produtos à base de vegetais Garden Gourmet continuaram a obter forte impulso. 

Zona Ásia, Oceania e África (AOA) 

•    Crescimento orgânico de 6,0%: RIG de 1,7%; variação de preços de 4,3%. 

O crescimento orgânico atingiu 6,0%, com crescimento real de 1,7%. A variação de preços aumentou 4,3%, com amplas contribuições da maioria das geografias e categorias. O câmbio reduziu as vendas em 2,8%. As vendas reportadas na Zona AOA cresceram 3,0% para 4,6 bilhões de francos suíços. 

A Zona AOA registrou crescimento orgânico de um dígito, especialmente forte no Sul da Ásia e na África Subsaariana. O crescimento foi sustentado pelo aumento da variação de preços, maior recuperação dos canais fora de casa e impulso contínuo nas ofertas acessíveis. A Zona obteve ganhos de participação de mercado na maioria das categorias, principalmente produtos culinários, cafés e sorvetes. 

O Sudeste Asiático apresentou baixo crescimento de um dígito, com demanda robusta para Maggi e Nescafé, particularmente na Malásia. O sul da Ásia registrou crescimento de dois dígitos, apoiado pela contínua expansão e inovação da distribuição, com forte crescimento de Maggi e KitKat. As vendas na África Subsaariana cresceram à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso de ofertas de nutrição acessíveis, especialmente Maggi e Milo. O Oriente Médio e o Norte da África registraram baixo crescimento de um dígito, uma vez que a demanda robusta por produtos culinários foi parcialmente contrabalançada pelo declínio nas vendas de produtos lácteos. O Japão registrou alto crescimento de um dígito, impulsionado por cafés e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelos cafés. A Oceania registrou crescimento de um dígito, com destaque para Nescafé e Maggi

Por categoria de produto, produtos culinários foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada por Maggi. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por produtos Nescafé e Starbucks. As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos. As bebidas achocolatadas e maltadas cresceram à alta taxa de um dígito. O recém-lançado Milo Soy ressoou fortemente junto aos consumidores. Confeitos registrou alto crescimento de um dígito, com forte demanda por KitKat. O crescimento na Nutrição Infantil tornou-se positivo, impulsionado por Lactogen. As vendas na Purina PetCare cresceram à alta taxa de um dígito, lideradas por Purina Pro Plan e Purina ONE
 
Zona América Latina 

•    Crescimento orgânico de 12,5%: RIG de 4,7%; variação de preços de 7,7%. 

O crescimento orgânico foi de 12,5%, com forte crescimento real de 4,7%. A variação de preços aumentou 7,7%. O câmbio teve impacto positivo de 1,8%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 14,4% para 2,7 bilhões de francos suíços. 
A Zona América Latina registrou crescimento orgânico de dois dígitos em face de uma alta base de comparação em 2021. O crescimento foi sustentado pelo forte desempenho e impulso contínuo do e-commerce, com contribuições amplas na maioria das geografias e categorias de produtos. A Zona observou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, nutrição infantil e produtos lácteos refrigerados. 

As vendas no Brasil aumentaram à taxa de dois dígitos, com forte crescimento em confeitos, bebidas achocolatadas, além de Nutrição Infantil. O México também registrou crescimento de dois dígitos de base ampla, refletindo a alta demanda por Nescafé, Purina PetCare e Carnation. As vendas no Chile cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por confeitos, sorvetes e Purina PetCare. O recém-adquirido negócio de chocolate premium direto para o consumidor, La Fête, teve forte demanda no Chile. 

Por categoria de produto, confeitos foi a que mais contribuiu para o crescimento, em particular KitKat e produtos para presentes. As vendas na Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Dog Chow, Cat Chow e Purina Pro Plan. Cafés e Nestlé Professional também registraram forte crescimento de dois dígitos. Nutrição Infantil teve crescimento de um dígito, com base na forte demanda pelos produtos funcionais Nido e NAN. O crescimento dos produtos lácteos ficou estável em face da alta base de comparação em 2021. 

Zona Grande China 

•    Crescimento orgânico de 3,4%: RIG de 3,8%; variação de preços de -0,5%. 

O crescimento orgânico foi de 3,4%, com crescimento real de 3,8% e variação de preços de -0,5%. O câmbio teve impacto positivo de 4,2%. As vendas reportadas na Zona Grande China aumentaram 7,6% para 1,4 bilhão de francos suíços. 

A Zona Grande China registrou baixo crescimento orgânico de um dígito, parcialmente impactado pelo momento do Ano Novo Chinês. O crescimento foi sustentado pela inovação, com ganhos de participação de mercado em produtos culinários, cafés prontos para beber e confeitos. 

Por categoria de produto, o forte desenvolvimento das vendas na maioria das categorias foi parcialmente contrabalançado pelo declínio nas vendas de Nutrição Infantil. As iniciativas de recuperação em Nutrição Infantil continuaram. Cafés registrou crescimento de dois dígitos, com base no forte impulso dos produtos Nescafé prontos para beber e Starbucks. As vendas na área de produtos culinários cresceram à taxa de dois dígitos, sustentadas pelos lançamentos de novos produtos. Nestlé Professional reportou alto crescimento de um dígito, apesar dos bloqueios regionais. Confeitos registrou alto crescimento de um dígito, liderado pela forte demanda pelo wafer de chocolate Shark e o sólido crescimento de Hsu Fu Chi
 
Nespresso 

•    Crescimento orgânico de 3,3%: RIG de 0,2%; variação de preços de 3,1%. 

O crescimento orgânico foi de 3,3% com base no crescimento real de 0,2% e aumento da variação de preços de 3,1%. O câmbio impactou negativamente as vendas em 2,0%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 2,0% para 1,6 bilhão de francos suíços.
 
A Nespresso registrou crescimento orgânico de um dígito, após um forte crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre de 2021. Os canais fora de casa apresentaram recuperação contínua, com maior adoção do sistema Momento, lançado recentemente. O crescimento foi estimulado pelo impulso contínuo do sistema Vertuo e da inovação. Os novos produtos incluíram edições limitadas na linha Master Origins, Sumatra Envelhecido e Papua Nova Guiné, bem como na linha World Explorations com Miami Espresso

Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa registrou queda nas vendas em face de uma alta base de comparação em 2021. Outras regiões combinadas registraram crescimento de dois dígitos. 
 
Nestlé Health Science 

•    Crescimento orgânico de 5,6%: RIG de 4,3%; variação de preços de 1,3%. 

O crescimento orgânico foi de 5,6%, com robusto crescimento real de 4,3% e aumento da variação de preços de 1,3%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 50,1%, principalmente relacionadas à aquisição das principais marcas da The Bountiful Company. O câmbio impactou positivamente as vendas em 0,2%. As vendas reportadas da Nestlé Health Science aumentaram 55,8% para 1,4 bilhão de francos suíços. 

Nestlé Health Science registrou crescimento orgânico de um dígito com ganhos de participação de mercado, em face de dois anos consecutivos de crescimento de dois dígitos. O crescimento foi sustentado pela inovação e expansão geográfica. 

Produtos para o Cuidado do Consumidor apresentou crescimento de um dígito. Os produtos para o envelhecimento saudável cresceram à taxa de dois dígitos, apoiados por Boost e Nutren. Vitaminas, minerais e suplementos apresentou crescimento ligeiramente positivo em face da base de comparação alta no início de 2021 durante a pandemia. Vital Proteins e Solgar mantiveram o forte impulso. 

Nutrição Médica teve crescimento de dois dígitos com forte desenvolvimento contínuo nas vendas de produtos pediátricos, particularmente Althéra, Alfaré e Alfamino. Palforzia, o tratamento para alergia ao amendoim, observou sinais de maior adoção após atrasos relacionados ao COVID. 

Por geografia, as vendas na América do Norte cresceram à taxa de um dígito. A Europa observou ligeira queda nas vendas. Outras regiões apresentaram crescimento de dois dígitos. 
 
Ajuda humanitária ao povo da Ucrânia 

Desde o início da guerra, a Nestlé concentrou esforços no apoio a seus colaboradores, suas famílias e ao povo da Ucrânia. A empresa mobilizou equipes em toda a região para levar alimentos e suprimentos essenciais à população local. Trabalhando em parceria com instituições de caridade ucranianas, a Nestlé também organizou apoio humanitário diretamente na zona de guerra. 

A Nestlé é uma das poucas empresas que continua a manter as prateleiras abastecidas para a população da Ucrânia. A empresa conseguiu manter suas operações em grande parte no oeste do país, apesar das operações de sua fábrica em Kharkiv terem sido interrompidas devido a bombardeios pesados. Os colaboradores da Nestlé se ofereceram para transformar o Centro de Distribuição de Kharkiv da empresa em um centro de doações de alimentos à comunidade local. Até o momento, a Nestlé doou mais de 40 milhões de porções de alimentos, bebidas e produtos nutricionais em todo o país. 

A Nestlé esteve e continua em contato próximo com seus 5.800 colaboradores na Ucrânia. Entre outras medidas, a empresa está fazendo pagamentos antecipados de salários, pagamentos pontuais para apoiar mudanças, manutenção salarial no futuro próximo e ofertas de emprego em outras unidades operacionais da Nestlé. 

Além disso, a Nestlé criou centros de apoio em países vizinhos, como a Polônia, para receber os colaboradores e suas famílias que fugiram da Ucrânia. Por exemplo, parte da fábrica da empresa em Rzeszow, na Polônia, foi convertida em acomodação para os que fogem, e moradias temporárias foram organizadas em outras partes da Europa Central e Oriental. 

Os colaboradores da Nestlé em todo o mundo estão dando vida à longa tradição de apoio humanitário da empresa, apoiando os esforços de ajuda humanitária por meio de doações à Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), com a empresa equiparando todas as contribuições para dobrar o seu impacto. A Nestlé também está apoiando a campanha #StandUpForUkraine da Global Citizen, prometendo apoio monetário à Global Giving, que fornecerá alívio crítico para os refugiados da Ucrânia. No total, a Nestlé comprometeu mais de 15 milhões de francos suíços em contribuições monetárias e de produtos para o povo da Ucrânia este ano. 
 
Perspectiva 

Perspectiva para 2022 confirmada: esperamos que o crescimento orgânico das vendas fique em torno de 5% e a margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Esperamos que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes e a eficiência de capital aumentem.
 
Informações para Imprensa – FSB Comunicação  
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