Fazenda Alagoas, em Patos de Minas (MG), sediou evento inaugural do Circuito Net Zero - Nature por NINHO®, que promove a importância da produção de leite de qualidade com baixa emissão de carbono
São Paulo, novembro de 2022 – A Nestlé realizou nesta quarta-feira (23) o primeiro evento nas fazendas que integram o Circuito Net Zero Nature por NINHO® para informar a importância das boas práticas de agricultura regenerativa voltadas à produção de leite de alta qualidade e com baixa emissão de carbono. A propriedade escolhida foi a Fazenda Alagoas, em Patos de Minas (MG), que é uma das oito em todo o país que iniciaram uma parceria inédita entre Nestlé e Embrapa para serem as primeiras fazendas leiteiras Net Zero no Brasil.
O evento contou com um público de mais de 200 pessoas unidas no propósito de saber mais dessa jornada e, assim, estimular a adoção de práticas sustentáveis nos negócios das propriedades da região. A programação contou com apresentações de Júlio Palhares, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/São Carlos e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste; da família proprietária da Fazenda Alagoas, Juliana Cardoso, Gilson e suas filhas Júlia e Carolina; e de Ademir Calegari, pesquisador sênior do IAPAR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e engenheiro agrônomo; entre outros.
“Acreditamos na importância de trabalhar de forma próxima com os produtores, estimulando a adoção de práticas sustentáveis em suas propriedades. Esse encontro nos mostra como as boas práticas influenciam positivamente a qualidade da produção, o bem-estar animal, a natureza e as comunidades locais onde as propriedades estão. Uma cadeia responsável que se reflete em escolhas sustentáveis aos consumidores também”, explica Barbara Sollero, gerente de Milk Sourcing da Nestlé Brasil.
A Fazenda Alagoas aplica um nível avançado de agricultura regenerativa ao fazer rotação de cultura, plantio de cobertura, plantio direto e agricultura de precisão. As ações proporcionam maior retenção de água, fertilidade e saúde do solo. Partes das áreas de plantio passam por um "descanso", resultando em uma melhor condição de produção. Outra característica importante é a de não utilizar hormônios que promovem aumento de produção de leite, o que possibilita que os animais expressem o seu potencial produtivo naturalmente. As vacas recebem alimentação balanceada e água de qualidade em abundância, em um ambiente que promove conforto e bem-estar.
“A partir da parceria com a Nestlé®, temos um sistema de produção muito mais sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e que também privilegia o bem-estar dos animais. Temos também o suporte de um agrônomo que acompanha diretamente as lavouras de plantio e nos ajuda com recomendações relevantes”, explica Juliana Cardoso, matriarca da família proprietária da Fazenda Alagoas.
A Nestlé® iniciou a sua jornada de inovação na pecuária leiteira de baixo carbono no Brasil em 2020, com atuação em diferentes frentes, de forma a abranger o maior número de produtores parceiros. Atualmente, são mais de uma centena de produtores que adotam práticas regenerativas para a produção de leite de baixo carbono, com medidas para a redução de emissão de gases de efeito estufa e de impactos ambientais de modo geral.
Entre os projetos, está o desenvolvido de forma pioneira com a Embrapa rumo às primeiras fazendas leiteiras Net Zero, como a Alagoas, que representam a diversidade e pluralidade dos diferentes sistemas de produção de leite no país. Essas propriedades - que contam com cerca de 2,5 mil vacas que produzem um total de aproximadamente 62 toneladas de leite por dia - passaram por um diagnóstico inicial das emissões de carbono e estão recebendo o acompanhamento e suporte técnico para a implementação das ações de redução conforme plano personalizado realizado pela Embrapa, para cada realidade, observando itens como manejo e conservação do solo, manejo dos dejetos e práticas de agricultura regenerativa.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Informações à imprensa[email protected]