Nestlé transforma catadores de recicláveis em técnicos da seleção em campanha comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação Craques da Seleção destaca a importância desses profissionais no processo de circularidade, além de ressaltar a reciclagem como um compromisso compartilhado entre empresas, governos e sociedade

São Paulo, maio de 2022 – Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Nestlé lança a campanha Craques da Seleção, que valoriza o papel dos catadores de materiais recicláveis e reforça a importância da separação de resíduos para a natureza. Fazendo uma analogia ao futebol, um dos esportes mais populares no país, a campanha convoca os brasileiros a se tornarem craques dessa seleção e destaca a reciclagem como um compromisso compartilhado entre empresas, governos e sociedade.

“Como parte da nossa jornada para a regeneração, que visa proteger e restaurar o meio ambiente, temos o compromisso de promover iniciativas e o desenvolvimento de soluções inovadoras, além de olhar para a questão da educação ambiental e engajar as pessoas sobre as mudanças de hábitos que podem resultar em um mundo mais sustentável para todos. Acreditamos que, juntos, podemos praticar atitudes que regeneram”, afirma Barbara Sapunar, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.

A ação envolve também mais de 30 mil colaboradores da Nestlé no Desafio da Seleção, um concurso interno da empresa que irá educar e estimular os colaboradores de todo o Brasil, das fábricas, CDs e da sede a trazerem materiais recicláveis. A unidade que coletar a maior quantidade de materiais irá ganhar um prêmio e todos os materiais coletados serão destinados para cooperativas parceiras por meio da Yattó.

“A campanha destaca a importância da circularidade, um de nossos pilares no Brasil. Estamos falando em reciclagem e impacto social positivo para nutrir o que faz bem, nutrir a natureza, a relação com as pessoas e a economia circular. Para isso, apoiamos e desenvolvemos parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, que são agentes fundamentais nessa jornada regenerativa: eles são verdadeiros agentes ambientais, responsáveis por aproximadamente 90% da reciclagem no Brasil”, diz a executiva.

Usando a temática do futebol, a campanha transforma os catadores em "Técnicos da Seleção", que convocam a população a fazer a sua parte na seleção de resíduos. “Nosso objetivo é usar uma abordagem nova e popular para furar bolhas e levar o hábito da reciclagem para um público maior”, destaca Marlon Abrahão, diretor de criação da HOC, agência responsável pela criação da campanha e estratégia de conteúdo.

Além de parcerias para o incentivo à reciclagem, a Nestlé atua também na renovação de suas embalagens – hoje, 97% dos invólucros da empresa no Brasil são desenhados para serem reciclados ou reutilizados. Além disso, a Nestlé conta com o EcoBot, chat no WhatsApp que responde ao consumidor se um item é reciclável e indica opções de locais de descarte e coleta seletiva disponíveis, bastando informar a cidade ou o CEP.

A campanha Craques da Seleção terá seu ápice com um mutirão de reciclagem no Parque Villa-Lobos, na Zona Sul da capital paulista, que promoverá oficinas, ações de conscientização, distribuição de brindes e a presença dos "técnicos" catadores. As marcas Nescau, Nespresso, Ninho, Moça, Dolce Gusto, Nature’s Heart, NHS/Fiber +, Purina, a Iogurteria Nestlé e sorvetes Nestlé estarão presentes com ações para toda a população – como teatro de fantoches, oficina de brinquedos e exposição de carroças elétricas. O evento ocorre no dia 4 de junho, das 9h às 17h de forma gratuita e contará ainda, com influenciadores e personalidades que se relacionam com o tema.

No mesmo final de semana, versões regionais serão realizadas em outras 16 cidades do Brasil, com a expectativa de coletar materiais recicláveis e impactar cooperativas locais. O cronograma com as cidades participantes e o local das ações está disponível em nestlecomvoce.com.br-craques-selecao.

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Informações para Imprensa – FSB Comunicação