A Amazônia sempre serviu como fonte de sustento para a população nativa da região. Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a região amazônica carrega 12,2% de todo o valor de produção agrícola do Brasil. Mas você sabe quais são estes alimentos e os benefícios para a saúde?
1. Cacau
O cacau produzido na Floresta Amazônica, eleito pela competição COCOA of Excelence um dos melhores frutos do tipo no planeta, vem ganhando cada vez mais destaque mundo afora por conta do aumento das produções sustentáveis na região. Dentre as vantagens do consumo desse fruto está a melhoria de humor, prevenção de trombose, regulagem de colesterol, entre outros.
Um grande exemplo da prática chamada de Agricultura Regenerativa é o Nestlé Cocoa Plan que busca a sintonia entre a natureza e a plantação para extrair o melhor fruto possível sem degradar a floresta nativa. Além de ajudar o meio ambiente, o cacau produzido a partir das práticas de agricultura regenerativa, tem mais qualidade, o que aumenta as vantagens de consumí-lo com regularidade.
2. Açaí
O açaí é uma palmeira natural da Amazônia que produz um fruto de extremo valor para a saúde e muito utilizado na culinária de todo o país. O consumo de açaí puro ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim, entre outros.
3. Macaxeira
Desde os primeiros registros dos nativos da região amazônica, a macaxeira é um dos pilares da cadeia de alimentação. Por ser ingrediente chave na produção de diversas receitas tradicionais em todo o Brasil como a Tapioca, o polvilho, o mingau, entre outras receitas, a macaxeira é uma das raízes mais consumidas no país.
Além de ser saborosa e barata, a macaxeira ajuda na redução do colesterol, na prevenção da hipertensão, de doenças cardíacas, ajuda a evitar a anemia, entre outros.
4. Tucumã
O nome deste fruto deriva do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”. Isto porque o Tucumã é colhido de uma palmeira que tem como características principais os espinhos e seu tamanho, podendo chegar até 15 metros de altura. Esta fruta amazônica proporciona diversos benefícios para que a consome, uma vez que o Tucumã pode prevenir doenças, ajudar na renovação da pele, ajuda no funcionamento do sistema digestivo e é altamente nutritivo por ser fonte de vitaminas A, B1 e C além de possuir grandes concentrações de proteínas.
5. Bacuri
O Bacuri é um fruto amazônico do bacurizeiro, muito presente no estado do Pará. O fruto possui uma casca dura, porém seu miolo é suave e com sabor ácido e doce. Por estas características, o Bacuri é comumente utilizado na produção de sorvetes e sucos. O bacuri é um alimento rico em nutrientes como as vitaminas A, B1, B2, B3 e C, e minerais, como ferro, potássio, fósforo e cálcio. A fruta auxilia na saúde do sistema digestivo, contribui para a manutenção do sistema cardiovascular e possui propriedades anti inflamatórias.
A lista não para por aí! Na Amazônia, podemos encontrar diversos outros alimentos típicos da região, que ajudam na manutenção de um corpo saudável, como o Tucumã, Bacuri, Buriti e uma infinidade de outros alimentos. A Nestlé possui uma jornada de saudabilidade contínua e reforça a utilização de ingredientes positivos para a rotina do consumidor. Confira essas e outras dicas no site da Nestlé Saúde e bem-estar | Receitas Nestlé (receitasnestle.com.br)