São Paulo, julho de 2024 – A 11ª edição do Yocuta - Young Culinary Talents (Jovens Talentos Culinários, em português) programa desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional, braço de Food Services da Nestlé, para contribuir com a empregabilidade de jovem no setor culinário - chega ao fim e registra recorde de inscrições. Ao todo, foram 2.000 aplicações e 990 jovens selecionados para acompanhar as aulas online do Yocuta.
Na primeira fase do programa, as pessoas participantes realizaram dez aulas online, que poderiam ser acompanhadas pelo computador ou por WhatsaApp, e abordaram temas como empregabilidade e técnicas de chocolate, confeitaria e culinária, ao longo de cinco semanas. Para a segunda fase, 80 participantes com o melhor desempenho foram selecionados e passaram por aulas práticas e teóricas, ministradas por chefs de Nestlé Professional e renomados chefs do cenário nacional, como Laurent Suaudeau, Paulo Cunha e Beca Milano. Além de aulas sobre gastronomia, o curso abordou temas relevantes como saúde mental e empreendedorismo com os alunos.
Para a terceira e última fase, 12 jovens chefs foram selecionados e participaram da grande final na Le Cordon Bleu de São Paulo, unidade da rede internacional de ensino de gestão de hospitalidade e de escolas de culinária. Para este desafio, os finalistas prepararam um cardápio completo no estilo MasterChef (com entrada, prato principal e sobremesa) e apresentaram aos 26 jurados, que selecionaram os três melhores trabalhos.
“O Yocuta se dedica a capacitar a próxima geração de profissionais da culinária e, ainda, contribui com a empregabilidade ao promover conexões com nossos parceiros de negócio que oferecem oportunidades reais de carreira a esses promissores alunos.” afirma Rodrigo Maingue, Diretor Executivo de Negócios para Nestlé Professional. “É um programa que nos enche de orgulho por sua história e potência.”
Vencedores do Nestlé Yocuta 2024
Todos os doze finalistas foram premiados com uma semana de curso na renomada Escola Laurent Suaudeuau, em São Paulo, além de um curso de panificação na Prática.
O terceiro e segundo colocados (Eduardo Pedrosa e Eduardo Souza) ganharam duas semanas de curso na Escola Laurent Suaudeuau e a primeira colocada (Caroline Barbosa), além das duas semanas na Escola, garantiu uma semana de curso na prestigiada Le Cordon Bleu.
Para a vencedora do primeiro lugar o curso foi um divisor de águas. “Saímos daqui com outra cabeça e agora quero buscar conhecimento em outro país, em outras escolas e nunca desistir”, afirma Caroline.
1º - Caroline Barbosa, 28 anos
2º - Eduardo Souza, 22 anos
3º - Eduardo Pedrosa, 30 anos
O Yocuta já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos. Um dos objetivos da edição 2024 foi impulsionar ainda mais a conexão dos jovens com esses importantes parceiros comerciais, como Le Cordon Bleu; a iniciativa Gastronomia Preta; e a Escola Laurent Suaudeau.
Como parte da capacitação, todas as pessoas participantes tiveram seus currículos cadastrados na plataforma Conecta Hub – que disponibiliza currículos de jovens participantes de programas de desenvolvimento da Nestlé para as empresas parceiras que estão contratando e colabora com a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
Em 2023, por meio de uma pesquisa feita após a conclusão do programa com as pessoas participantes, 95% responderam que pretendem seguir carreira na gastronomia e 48% disseram que já estavam atuando na área.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.
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