Empresas faturam 124% mais e aumentam empregabilidade em 23% após programa da Endeavor com apoio da Nestlé

Participantes do Programa Scale-Up Endeavor Alimentos e Bebidas passaram por seis meses de aceleração com grandes empresas do setor

19 empresas iniciantes participaram de encontros coletivos, debates, eventos e orientações com grandes empresas, como a Nestlé, para seus negócios.

Ao final do processo, as scale-ups registraram resultados importantes, como crescimento de 23% no número de funcionários em 2019 (em comparação com 2018) e um aumento de 124% no faturamento de 2018 (em relação a 2017). A previsão é que o faturamento delas em 2019 cresça ainda mais e seja ampliado em 93%.

A iniciativa oferece apoio a empreendedores que estão se destacando pela inovação e crescimento, nos mais diversos setores e regiões. O apoio acontece por meio da comunidade formada entre os participantes e da conexão com a rede de mentores da Endeavor, composta pelos principais líderes empresariais do país. Na edição de 2018, que se encerrou em março de 2019, foram realizados encontros coletivos para debater temas como "Cultura e Gestão de Pessoas", "Gestão Financeira e Governança", "Marketing e Vendas" e "Distribuição e Acesso a Capital".

Em evento realizado na Nestlé em janeiro, por exemplo, os empreendedores das scale-ups apresentaram seus modelos de negócios em um pitch aberto para os colaboradores da companhia. Eles também participaram de 30 encontros com Unidades de Negócios e áreas corporativas da Nestlé que podem abrir novas possibilidades de conexão e de parcerias, sendo que seis parcerias já estão acontecendo. Além disso, alguns dos produtos das scale-ups passaram a ser vendidos na loja própria da companhia na sede em São Paulo, e em outras cidades do interior paulista.

"Acreditamos que abrir as portas para nos aproximarmos desses empreendedores que estão moldando o futuro da inovação no Brasil é um passo importante não só para contribuir para o crescimento deles, mas também para aprendermos por aqui com modelos de negócios ágeis e disruptivos. É um aprendizado mútuo", afirma Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé Brasil. A aceleração foi muito importante para mudança de cultura e inovação na Nestlé e portanto a companhia vai renovar a parceria, sendo patrocinadora do Scale Up Tech, programa que irá focar em empresas de base tecnológica e potencial para alto crescimento.

"O programa Scale-up Endeavor se tornou uma das maiores plataformas de aceleração de empresas de alto crescimento do mundo. Somente no ano passado apoiamos 232 scale-ups que estão transformando seus mercados. No Scale-up Alimentos e Bebidas, com o apoio da Nestlé, pudemos acelerar 19 empresas que estão inovando no setor e serão grandes cases para a indústria. Estar perto desses empreendedores é fundamental para a estratégia de inovação aberta das corporações", aponta Luis Felipe Franco, Head de Corporate Innovation na Endeavor Brasil.

Grandes números – Scale-up Endeavor Alimentos e Bebidas

Inscrições de 02/07 a 31/08/2018 Encontro de abertura e diagnóstico:27/09/2018 Encerramento: 21/03/2019

scale-ups mapeadas pela Endeavor 373 inscritas 44 entrevistadas 19 selecionadas

Origem: 63,2% SP 10,5% RJ e RS 5,3% MG, SC e CE

Ano de fundação 2004-2008: 10,5% 2009-2012: 5,3% 2013-2015: 63,2% 2016-2018: 21,1%

Resultado das empresas participantes Faturamento 2017: R$87MM Faturamento 2018: R195MM Crescimento 2017-2018: 124% Estimativa de faturamento em 2019: R$376 MM Crescimento 2018-2019: 93% Número de funcionários em 2019: 850 Crescimento 2018-2019: 23%

Relação de scale-ups aceleradas

Amázzoni
Fabricante brasileira de gim premium, que alia o método de produção tradicional da bebida a elementos botânicos da Amazônia.

Baer-Mate
Bebida levemente gaseificada para o consumidor que busca alternativas não-alcoólicas.

BR Spices
Temperos e especiarias com foco no público da cozinha moderna e acessível.

Café Cultura
Charmosa cafeteria em Santa Catarina, com blends próprios, que acabou se transformando em rede e oferece produtos de qualidade em um ambiente agradável.

Cheftime
Modelo de assinatura em que o consumidor escolhe quantas refeições gostaria de receber por semana, com duas ou quatro porções. Tem a proposta de unir comida saudável com a praticidade de receitas prontas.

Delivery Much
Aplicativo para delivery de refeições online para pequenas e médias cidades. Proposta: ocupar a ausência de aplicativos nesses municípios.

Desinchá
Oferece um blend de chás que tem o efeito de diminuir o inchaço do corpo. Traz inovação para o mercado de chá, que costuma ser mais tradicional em termos de formulações e estratégias de marketing.

Gold&Ko
Produz e comercializa chocolates de alta qualidade.

+Mu
Desenvolve produtos para um mercado que não é atendido por marcas de suplementos alimentares tradicionais. Proposta: atingir praticantes de esportes ou interessados em levar uma vida saudável.

Marmotex
Plataforma online que funciona como uma ponte entre restaurantes locais e empresas que atuam em regiões próximas a eles. A solução permite a escolha de diferentes pratos fornecidos por diferentes restaurantes, que chegam, ao mesmo tempo, no endereço determinado.

Nacho Loco
Atua no setor de comida pronta e congelada. A oportunidade identificada foi oferecer alternativas para um segmento que é 90% dominado por pizzas e lasanhas.

NoMoo
Produz queijos e iogurtes veganos, com base vegetal e fermentados.

Nossa Fruta
Criada para ajudar agricultores locais e aproveitar a disponibilidade de frutas em suas regiões. Hoje, atua com três linhas: polpas com sabores naturais, polpas premium e suco no saquinho (congelado, pronto para beber).

OneMarket
Plataforma de e-commerce focada no mercado de alimentação saudável e para quem possui restrições alimentares.

Raízs
Negócio de impacto social que procura valorizar a conexão entre o consumidor e o produtor por meio de uma plataforma online. A ideia é atender ao interesse crescente dos consumidores de ingerir alimentos com origem e manejo conhecidos.

Roots to Go
Atua na produção e na distribuição de chips de vegetais. A ideia é responder à demanda cada vez maior por alimentos mais saudáveis.

Supermercado Now
Marketplace focado em supermercados que permite que o consumidor compre produtos de lojas próximas de seu endereço e os receba em até uma hora.

Tao Kombucha
Marca de kombuchas, um chá fermentado e probiótico que, de acordo com pesquisa, entrega resultados perceptíveis. A ideia é explorar o crescente interesse da população por bebidas saudáveis.

WNutritional
Atua em parceria com médicos e nutricionistas para criar bebidas funcionais que complementam a alimentação dos consumidores com nutrientes que faltam em nosso dia a dia, como fibras, ácido fólico e ômega 3.

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações sem fins lucrativos de apoio a empreendedores no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora no país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 10 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.