Espanhol El Celler de Can Roca é eleito o melhor restaurante do mundo no The World’s 50 Best Restaurants 2015

São Paulo
Os brasileiros D.O.M. e Maní, dos chefs Alex Atala e Helena Rizzo, aparecem na lista em 9º e 41º lugares, respectivamente

São Paulo, junho de 2015 – O restaurante El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, recuperou o título do The World’s 50 Best Restaurants (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, em português), uma das mais importantes premiações anuais da gastronomia mundial. O anúncio foi feito durante o evento patrocinado pela S.Pellegrino e Acqua Panna, realizado ontem, 1º, no luxuoso edifício Guildhall de Londres. O restaurante comandado pelos irmãos Roca voltou ao topo da premiação depois de ficar em segundo lugar no ano passado.

A segunda posição da lista ficou com o Osteria Francescana, de Modena, na Itália, do chef italiano Massimo Bottura. O restaurante subiu uma posição em relação à premiação do ano passado. O dinamarquês Noma, comandado pelo chef René Redzepi e vencedor do último ano, caiu para o terceiro lugar em 2015. O restaurante já se consagrou quatro vezes como o campeão, em anos anteriores, do The World’s 50 Best Restaurants. Entre os restaurantes brasileiros, o D.O.M., do chef de Alex Atala, caiu duas posições e ficou em 9º lugar. O Maní, da chef Helena Rizzo, caiu cinco posições e terminou este ano no 41º lugar.

A francesa Hélène Darroze também foi homenageada na cerimônia, com o título A Melhor Chef Feminina do Mundo. Em 2014, este prêmio foi dado à chef brasileira Helena Rizzo. Já o chef Daniel Boulud, também da França, recebeu o Lifetime Achievement Award, que reconhece a sua contribuição fundamental para a identidade culinária do seu País.

O anúncio da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo tornou-se um dos momentos mais esperados do calendário gastronômico mundial. O evento reúne os melhores chefs do mundo com a expectativa de saber exatamente qual o restaurante e os profissionais do universo gastronômico estarão no topo.

Confira a lista final do The World’s 50 Best Restaurants:

1. El Celler de Can Roca, Girona (Spain)
2. Osteria Francescana, Modena (Italy)
3. Noma, Copenhagen (Denmark)
4. Central, Lima (Peru) - Best Restaurant in South America, sponsored by Acqua Panna
5. Eleven Madison Park, New York (USA) - Best Restaurant in North America, sponsored by Acqua Panna
6. Mugaritz, San Sebastian (Spain)
7. Dinner by Heston Blumenthal, London (UK)
8. Narisawa, Tokyo (Japan) - Best Restaurant in Asia, sponsored by Acqua Panna
9. D.O.M. , Sao Paulo (Brazil)
10. Gaggan, Bangkok (Thailand)
11. Mirazur, Menton (France)
12. Arpège, Paris (France)
13. Asador Etxebarri, Atxondo (Spain) - HIGHEST CLIMBER
14. Astrid Y Gastón, Lima (Peru)
15. Steirereck, Vienna (Austria)
16. Pujol, Mexico City (Mexico)
17. Arzak, San Sebastian (Spain)
18. Le Bernardin, New York (USA)
19. Azurmendi, Larrabetzu (Spain)
20. The Ledbury, London (UK)
21. Le Chateaubriand, Paris (France)
22. Nahm, Bangkok (Thailand)
23. White Rabbit, Moscow (Russia) – HIGHEST NEW ENTRY
24. Ultraviolet, Shanghai (China) - NEW ENTRY
25. Fäviken, Järpen (Sweden)
26. Alinea, Chicago (USA)
27. Piazza Duomo, Alba (Italy)
28. The Test Kitchen, Cape Town (South Africa) - Best Restaurant in Africa, sponsored by Acqua Panna
29. Nihonryori RyuGin, Tokyo (Japan)
30. Vendôme, Bergisch Gladbach (Germany)
31. Restaurant Frantzén, Stockholm (Sweden) 32. Attica, Melbourne (Australia) - Best Restaurant in Australasia, sponsored by Acqua Panna
33. Aqua, Wolfsburg (Germany)
34. Le Calandre, Rubano (Italy)
35. Quintonil, Mexico City (Mexico)
36. L'Astrance, Paris (France)
37. Biko, Mexico City (Mexico)
38. Amber, Hong Kong (Hong Kong)
39. Quique Dacosta, Denia (Spain)
40. Per Se, New York (USA)
41. Mani, Sao Paulo (Brazil)
42. Tickets, Barcelona (Spain) - NEW ENTRY and Boragò, Santiago (Chile) - NEW ENTRY
44. Maido, Lima (Peru) - NEW ENTRY
45. Relae, Copenhagen (Denmark) - NEW ENTRY and SUSTAINABLE RESTAURANT
46. Restaurant André, Singapore (Singapore)
47. Alain Ducasse au Plaza Athénée, Paris (France)
48. Schloss Schauenstein, Fürstenau (Switzerland)
49. Blue Hill at Stone Barns, Tarrytown (USA) - NEW ENTRY
50. The French Laundry, Yountville (USA)

Sobre S.Pellegrino e Acqua Panna

As águas S.Pellegrino e Acqua Panna são marcas registradas internacionais de Sanpellegrino S.p.A. sediada em Milão, Itália. Como a maior produtora italiana de águas minerais, tem um compromisso permanente com a melhoria desse bem em benefício do planeta, trabalhando com responsabilidade e paixão para garantir que este recurso natural tenha um futuro seguro. Distribuídas em mais de 120 países nos cinco continentes, esses produtos representam excelência em qualidade em razão de sua origem e interpretam perfeitamente o estilo de vida italiano, como uma síntese de prazer, saúde e bem-estar.

Acqua Panna tem sua fonte localizada em uma área de 25 quilômetros quadrados ao norte de Florença, próximo ao vilarejo de Scarperia, na Toscana. É uma água extremamente leve, preferida pelas Associações de Sommeliers para acompanhar degustações de vinhos brancos, frescos e frutados. A fonte de S.Pellegrino localiza-se na cidade de San Pellegrino Terme, na região da Lombardia, ao norte da Itália. Reverenciada como o champagne das águas minerais, S.Pellegrino é reconhecida em todo o mundo como uma água suave e equilibrada, ideal para acompanhar vinhos tintos, pratos à base de carne e molhos encorpados.