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Iniciativas da Nestlé reforçam compromisso da empresa com gestão consciente da água

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São Paulo
O uso consciente da água sempre foi uma questão fundamental para a Nestlé. Destaca iniciativas que valorizam o uso sustentável desse recurso.

Segundo dados do 2030 Water Resources Group, a expectativa é que, globalmente, a extração de água pela indústria, pela agricultura e pelas comunidades exceda a oferta em 40% em 2030. A Nestlé, como a maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, está focada em contribuir significativamente para reduzir o impacto deste problema, não só em suas fábricas, mas também na cadeia de fornecimento e outras instâncias.

Conheça alguns dos principais resultados da companhia:

• Nas unidades do Brasil, a taxa de água captada por tonelada produzida reduziu 7,7% em 2015 comparado ao ano anterior;

• Entre as ações que permitiram essa redução está o reaproveitamento da água extraída do leite durante processo produtivo. Essa iniciativa é desenvolvida em 11 fábricas de produtos lácteos da Nestlé no Brasil;

• A economia gerada é de 1,025 bilhão de litros/ano, equivalente a 410 piscinas olímpicas, que representa 7% do total utilizado em todas as 31 unidades fabris;

• Globalmente, hoje a quantidade de água que usamos para produzir cada tonelada de produto é 41% menor do que era dez anos atrás;

• No mundo inteiro, 362 projetos de gestão da água nas nossas fábricas foram pensados para economizar mais de 1,7 milhões de metros cúbicos por ano.

Responsabilidade na prática

A nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, inaugurada em dezembro de 2015, em Montes Claros (MG), é um dos exemplos de que, neste cenário, cada inovação é um passo em direção a um futuro mais sustentável. A nova unidade opera com o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água. Neste modelo, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a fábrica utiliza energia de fontes renováveis para gerar vapor na caldeira, com madeira proveniente de reflorestamento. Vale destacar que o sistema de torrefação é único no país e o mais eficiente em consumo de energia, com emissões atmosféricas 70% menores em comparação aos sistemas convencionais e os mais baixos níveis de emissão de gases, partículas e odores.

A gestão eficiente da água e energia também é destaque. A estimativa é de que 100% da água utilizada na produção das cápsulas tenha como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA®, localizada no mesmo terreno. Com os controles e tratamentos corretos, a água extraída tem excelente qualidade para ser usada em processos como o resfriamento de torres, reposição de água de caldeiras geradoras de vapor, circuitos de água gelada e em limpeza.

A companhia renova anualmente seu compromisso global de redução no consumo do recurso. Atualmente, a meta é reduzir 35% da captação dos mananciais até 2020, comparado com os índices de 2010. Para saber mais sobre os compromissos da Nestlé para preservação da água e outras iniciativas sustentáveis acesse o relatório Nestlé em sociedade: Criação de Valor Compartilhado e honrando nossos compromissos 2016 (em inglês).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 189 países e fábricas em 85 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
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