Sort by
Sort by

Nestlé é destaque em Gestão de Fornecedores e está no topo do ranking das empresas listadas pela 17ª edição do Guia Exame de Sustentabilidade

Premiação destacou as 69 melhores empresas e mais sustentáveis do País, que têm como diferenciais o relacionamento próximo com parceiros e fornecedores e que favorecem a gestão dos negócios em comunidades rurais e urbanas

 

Voltar

A Nestlé é vencedora, pelo segundo ano consecutivo, da 17ª edição do Guia Exame de Sustentabilidade, na categoria Gestão de Fornecedores.

Desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, a pesquisa que dá origem ao Guia avaliou 190 empresas, nas dimensões geral, econômica, social e ambiental, em dez indicadores-chave e validou as 69 melhores e mais sustentáveis do País, divididas em 19 setores. A Nestlé aparece como destaque, com desempenho acima da média em sua Relação com os Fornecedores e com o indicador de Direitos Humanos, somando 82.1 pontos na dimensão geral e 90.5 pontos na dimensão social.

A premiação reforça a estratégia de  Criação de Valor Compartilhado, plataforma global de responsabilidade socioambiental e fio condutor dos negócios da Nestlé e também a atuação e o relacionamento com fornecedores de matérias-primas, de forma a garantir o conhecimento da origem e o fornecimento responsável em embalagens, materiais promocionais, além de subcontratações e terceirizações, que seguem padrões rigorosos, sempre alinhados ao Código de Conduta de Fornecedores Nestlé.

“A Nestlé acredita que, para ter sucesso nos negócios, é necessário gerar valor para toda a sociedade. Isso inclui todos os parceiros envolvidos na cadeia produtiva, desde o produtor até o nosso consumidor final. Estimulamos iniciativas que contribuem com a qualidade final de nossos produtos e, em consequência, com o respeito e confiança que recebemos dos consumidores. Por sua vez, isto se reflete em nossos resultados de maneira sustentável”, afirma Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil.

Gestão Responsável

A Política de Fornecimento Responsável da Nestlé busca garantir a rastreabilidade e o monitoramento dos riscos e impactos em todas as cadeias com as quais a empresa negocia. Como parte de seus compromissos globais, a companhia verifica aspectos de direitos humanos que permite a capacitação nas fazendas, observando as condições trabalhistas e mapeando riscos na cadeia. No Brasil, os fornecedores são submetidos anualmente a auditorias externas para verificação se suas normas e processos estão aderentes às políticas e aos compromissos da empresa. A totalidade dos fornecedores é signatária do Código de Conduta Nestlé, buscando aprimoramento constante de procedimentos e integridade operacional. 

Para garantir a adequação de seus mais de 48 mil fornecedores às normas do Código de Conduta no Brasil, a Nestlé conta com o apoio de empresas de auditoria independentes, encarregadas de avaliar aspectos relacionados à gestão de recursos humanos, segurança, saúde e higiene, bem como o cumprimento de leis trabalhistas e ambientais.

A Nestlé também possui uma cultura forte de melhoria contínua estimulada entre os produtores por meio de programas específicos voltados para a qualidade, segurança e eficiência.  Alguns destaques, como o Programa Boas Práticas na Fazenda, o Cocoa Plan,  que garante a produção e o fornecimento sustentável do cacau, entre outros, podem ser encontrados no Relatório 2015 Nestlé na Sociedade: Nestlé na Sociedade 2015.  

Desenvolvimento Rural e da Comunidade

Também comprometida com a geração de valor para as comunidades onde está presente, a Nestlé desenvolve uma série de programas junto a produtores rurais, responsáveis pelo fornecimento de suas principais matérias-primas. Em 2015, o volume de matéria-prima negociado no Brasil dentro dos programas de desenvolvimento rural e fornecimento sustentável nas cadeias do leite, café e cacau representaram mais de 29.763 mil toneladas de café verde por meio do Nescafé Plan, iniciativa global da empresa que oferece apoio técnico para fomentar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e 7.500 toneladas de cacau via Cocoa Plan.

Com o Boas Práticas na Fazenda, por exemplo, vem 80% do volume total de leite adquirido. Além disso, a empresa oferece aos produtores de leite o suporte técnico para a realização de procedimentos e controles que contribuem para melhorar qualidade e segurança da produção. Hoje, cerca de 2.200 propriedades rurais participam da iniciativa. Por meio da capacitação e acompanhamento técnico realizado por especialistas, as fazendas passam a ter uma gestão mais eficiente e melhores resultados. 

Outros bons exemplos são as atividades realizadas em São José do Rio Pardo (SP) que buscam a excelência contínua na produção de legumes e hortaliças para abastecer a fábrica de Papinhas Nestlé e Culinários.  Como maior empresa de Nutrição, Saúde e Bem-Estar do mundo, a Nestlé também assumiu publicamente compromissos voltados à reformulação de produtos, reforçando atributos positivos e reduzindo níveis de gorduras, sódio e açúcar, além de investir em iniciativas para o estímulo a hábitos de vida mais saudáveis entre crianças e adultos.

Sobre a NestléÉ a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

X