Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Nestlé entra para o índice Bloomberg de Igualdade de Gênero 2019

Companhia figura no ranking que selecionou 230 empresas comprometidas com a transparência no relato de gênero e o avanço da igualdade das mulheres no local de trabalho

Voltar

A Nestlé integra a lista de companhias que compõem o Índice Bloomberg de Equidade de Gênero (GEI) 2019. Para apoiar isso, a companhia lançou vários programas nos últimos anos, como opções flexíveis de trabalho, apoio a crianças, combate a formas de preconceito inconsciente e treinamentos sobre gênero, além de orientação e capacitação para mulheres. Também foi implantada uma nova política global de Proteção à Maternidade da Nestlé, que concede a todas as mulheres e principais cuidadoras um mínimo de 14 semanas de licença-maternidade (paga), em junho de 2015.

No Brasil, a questão do equilíbrio de gênero, por exemplo, perpassa várias ações da empresa. Atualmente várias unidades em todo o País têm mais de 40% das vagas ocupadas por mulheres, como a de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros, e o NQAC (Laboratório de Qualidade), em Araras. Além disso, desde 2010, aumentou em cerca de 20% a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança em seu quadro. No País, a companhia também estimula a equidade de gênero e o que chama de ‘maternidade compartilhada’, por isso possui licença-maternidade estendida para seis meses e licença-paternidade de 20 dias. Desde agosto de 2017, a Nestlé Brasil também oferece a chamada Sala de Apoio à Amamentação para colaboradoras nas principais unidades da companhia. O espaço é exclusivo para as lactantes com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno após o término da licença maternidade. A sala segue o padrão definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. Conta com estrutura completa para receber as mães: poltrona, mesa de apoio, bombas elétricas para a extração do leite, freezer e geladeira para armazenamento do material recolhido, pia para higiene e toucas descartáveis. Há também enfermeiras à disposição para auxiliar.

"Estou satisfeita em ver que a Nestlé faz parte do Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. A igualdade de gênero é uma causa importante para mim e com a qual estou totalmente comprometida. Com o apoio de todas as mulheres e homens de todas as gerações, vamos criar a sociedade que queremos no futuro – mais inclusiva, inovadora, fortalecedora, colaborativa e ágil", disse Béatrice Guillaume-Grabisch, diretora de recursos humanos da Nestlé.

"Nós aplaudimos a Nestlé e as outras 229 empresas ranqueadas no índice por suas ações para medir a igualdade de gênero por meio da estrutura Bloomberg GEI", afirma Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg. “O índice é um forte indicador para demonstrar a funcionários, investidores e pares do setor que a companhia está liderando, com bons exemplos, o avanço nos esforços de criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo”, comentou.

O GEI mais que dobrou de tamanho desde 2018 e inclui empresas de 10 setores, sediados em 36 países e regiões. São empresas com capitalização de mercado combinada de US$ 9 trilhões e que empregam mais de 15 milhões de pessoas – incluindo 7 milhões de mulheres – em todo o mundo. Argentina, China, Israel e África do Sul estão entre os 13 mercados representados pela primeira vez este ano.

A estrutura padronizada de relatórios da Bloomberg oferece às empresas públicas a oportunidade de divulgar informações sobre como elas promovem a igualdade de gênero em quatro áreas distintas – estatísticas, políticas, envolvimento da comunidade e produtos e serviços da empresa. As empresas que apresentam notas acima de um limite estabelecido globalmente, com base na extensão das divulgações e na obtenção das melhores estatísticas e políticas da categoria, estão incluídas no GEI.

Sobre a Nestlé

A Nestlé é a empresa líder em alimentos e bebidas, presente em 189 países em todo o mundo e seus 323.000 funcionários estão comprometidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um grande portfólio de produtos e serviços para pessoas e animais de estimação durante toda a vida. Suas mais de 2.000 marcas incluem Nescafé, Nespresso, Maggi, Nesquik e Nido. Nas Américas emprega 108.000 funcionários, com vendas totais de 40,7 bilhões de francos suíços em 2017. A Nestlé opera 158 fábricas no continente, principalmente nas categorias de alimentos para animais de estimação, café, lácteos, bebidas, sorvetes, produtos culinários, alimentos congelados, Nutrição infantil, confeitaria e biscoitos. O desempenho da empresa é impulsionado pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. A Nestlé está sediada em Vevey, na Suíça, onde foi fundada há mais de 150 anos.

X