Profissionais de escolas municipais recebem Prêmio Nestlé Nutrir por iniciativas voltadas à educação alimentar

São Paulo
Ações foram desenvolvidas nas redes de ensino de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Santos (SP) e Salvador (BA)

São Paulo, março de 2015A Fundação Nestlé Brasil realiza hoje a cerimônia de entrega do Prêmio Nestlé Nutrir nas Escolas, que reconhece projetos voltados à educação alimentar de crianças e adolescentes nas redes municipais de ensino participantes do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis. Desenvolvido desde 1999, o programa atua na prevenção e combate à obesidade infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividades físicas.

Em 2014, foram envolvidas 873 escolas, com a capacitação de 1.819 educadores e mais de 430 mil crianças impactadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Santos (SP) e Salvador (BA).

O programa leva o conceito às escolas por meio de parcerias firmadas com as secretarias municipais de educação. A formação tem como objetivo capacitar os profissionais – professores em geral, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas – dentro dos pilares nutrição, educação e atividade física, que se tornam multiplicadores dentro das escolas para os demais educadores.

Todos os profissionais capacitados passaram a ter acesso a uma plataforma digital que continha o desafio local, estabelecido de acordo com a necessidade de cada região, e a partir daí, alimentaram o sistema com os resultados e avanços obtidos por meio de fotos, vídeos e dados. Os vencedores, um de cada uma das categorias profissionais por cidade, foram escolhidos com base na pontuação obtida durante o processo. Além disso, as escolas com o melhor desempenho na soma das pontuações dos profissionais inscritos também são reconhecidas.

A plataforma digital do programa se tornou uma base para a divulgação de boas práticas, que pode ser consultada por todas as escolas participantes, facilitando a multiplicação de novas ideias desenvolvidas em diferentes municípios.

Projetos vencedores

Um exemplo de iniciativa transformadora foi a da Escola Municipal Professora Consuelita Cândida, em Belo Horizonte, onde a cozinheira Regina Guerra tinha o desafio de criar uma receita utilizando ingredientes que normalmente são rejeitados pelos alunos. Como as crianças tinham grande resistência em comer inhame ensopado, a cozinheira decidiu criar uma torta acrescentando cenoura e aveia, ingredientes também pouco aceitos. O resultado foi uma receita saudável e criativa, amplamente aprovada pelas crianças.

Outro projeto vencedor é o da Escola Municipal de Educação Infantil Olívia Fernandes, em Santos (SP), realizado pela nutricionista Paula Martins. Ela criou o Guia de Conselhos e Dicas Para Cozinheiros Novatos na Escola, com instruções e dicas fundamentais para o dia a dia dos cozinheiros . O guia gerou um sentimento de valorização entre os profissionais e o sucesso foi tão grande que a Secretaria da Educação de Santos incorporou o guia e, a partir desse ano, novs cozinheiros de todas as escolas municipais da cidade receberão o material para auxiliar o início de seu trabalho.

Segue lista dos ganhadores desta edição:

BELO HORIZONTE

DIRETOR DA ESCOLA VENCEDORA - Rosane Gilio Gomes de Lacerda
COORDENADOR DA ESCOLA VENCEDORA - Sandra Farah

Sobre o Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física, e já capacitou 19 mil educadores e impactou mais de 2,3 milhões de crianças em mais 7 mil escolas públicas de todo o Brasil. Entre outras atividades, o programa mantém parcerias com quatro organizações sociais: o Instituto Fernanda Keller, em Niterói (RJ), o Instituto Bola pra Frente, no Rio de Janeiro (RJ), o Bairro da Juventude, em Criciúma (SC) e a Casa do Zezinho, em São Paulo (SP).