Sort by
Sort by

Cultivado com respeito

Uma a cada sete xícaras de café consumidas no planeta hoje é de Nescafé. E, como a maior marca do mundo nesse segmento, assumimos a responsabilidade de liderar sua jornada sustentável. Por isso, em 2011, nasceu o Cultivado com Respeito – ou Grown Respectfully, como é conhecido internacionalmente –, o maior programa de sustentabilidade na cafeicultura. A iniciativa, embasada por três pilares de atuação, Gente, Natureza e Conhecimento, tem como objetivo transformar de maneira cuidadosa e perene a cadeia produtiva de ponta a ponta. 

Através do Cultivado com Respeito, todos os anos, Nescafé apoia cerca de 100 mil famílias cafeicultoras e compra 800 mil toneladas de grãos (o que supera 13 milhões de sacas), em mais de 20 países. Mas é no Brasil, maior produtor e exportador de café global, que o programa tem sabor diferenciado: somos destaque no alcance de metas ambiciosas que traduzem nosso compromisso com a tríade de premissas – hoje, por exemplo, 100% das nossas mais de 1.500 famílias produtoras são adeptas de práticas regenerativas (que mais que preservam, recuperam o meio ambiente e a biodiversidade) –, e, sobretudo, tangibilizam nosso pioneirismo em dar o tom humano e consciente a todo o setor (afinal, é Nescafé a maior compradora de café certificado no país). 

De onde viemos

Sustentabilidade não é apenas o que guia a Nescafé, mas também o que define nossa essência. A marca foi lançada como uma solução sustentável para um problema complexo: aumentar a vida-útil do café com máxima qualidade e sem uso de aditivos. A demanda partiu do Brasil, como reflexo da Crise de 1929, a partir da Quebra da Bolsa de Nova York, que causou imenso déficit na exportação das sacas do país – que, àquela altura, já estampava o título de maior exportador de café do globo. 

Com toneladas de grãos se acumulando nos portos, o governo brasileiro teve de promover grandes queimas de café para evitar sua desvalorização excessiva. Por fim, também recorreu à Nestlé, que já detinha a tecnologia do leite em pó, para a busca de uma saída análoga. E assim, após anos de pesquisa e desenvolvimento, foi lançado o café solúvel, intitulado Nescafé – bem à brasileira, com acento agudo e grafia original, e não com sotaque inglês ou alemão, para devidamente homenagear o país que estimulou sua criação e deu nova vida ao mercado cafeeiro. 

De onde viemos

Tríade de transformação

Desde sua fundação, o Cultivado com Respeito se baseia em três pilares que norteiam uma sólida agenda de compromissos e investimento de recursos para preencher de cuidado e atenção cada xícara de Nescafé. 
Tríade de transformação

Pilares de atuação

  • Gente
    Valorizando o bem-estar e desenvolvendo em tecnologia e inovação nossos agricultores e as comunidades rurais, nosso objetivo é tornar o campo mais frutífero, competitivo e feliz. 100% das famílias produtoras que fornecem grãos à Nescafé são certificadas ante rígidas e independentes auditorias de sustentabilidade social e ecológica, ou seja, combatem quaisquer violações aos direitos humanos e trabalhistas e à lei ambiental. Tal apuro e transparência contribuem para a garantia integral da origem responsável (Responsible Sourcing) e rastreabilidade também total da cadeia produtiva. Além disso, atuamos de maneira próxima e influente aos traders, os intermediários das negociações de compra e venda, para assegurar boas práticas e remuneração justa aos agricultores. 
    Familias produtoras
  • Natureza
    Por meio de um empenho contínuo rumo ao impacto ambiental neutro, trabalhamos para assegurar recursos para as futuras gerações, ao mesmo tempo em que apostamos na agricultura regenerativa como premissa de transformação profunda desde já. Nos comprometemos com a recuperação do solo, a boa gestão dos recursos hídricos e o aumento da biodiversidade, reduzindo cada vez mais o balanço de carbono de nossas fazendas.
    Natureza
  • Conhecimento
    Com o auxílio de uma equipe técnica de agricultura sempre in loco, promovemos informação e diálogos significativos para a conscientização e o desenvolvimento no campo, além do fomento ao valor compartilhado. Com muito olho no olho e transmissão de conhecimento de qualidade, ajudamos a fundamentar agricultores mais eficientes, resilientes e apaixonados – incluindo a nova geração, tão propícia ao êxodo rural; além de estimular a inovação, a partir do auxílio ao desenvolvimento de práticas agrícolas e variedades de café cada vez melhores e mais fortes.
    Conhecimento
X